Logística para e-commerce: entenda a importância para o seu negócio

Você sabe porque a logística para e-commerce é fundamental, e qual o seu papel nas vendas da loja?
Logística para e-commerce entenda a importância para o seu negócio
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O atraso na entrega é o principal problema de 61% das lojas virtuais, o que mostra que a logística exerce uma função indispensável para qualquer e-commerce.

Continue a leitura para entender melhor a importância da logística para lojas virtuais, como funciona esse processo e quais estratégias você pode utilizar para reduzir custos e melhorar a sua logística!

Por que é preciso pensar na logística para e-commerce?

A logística para e-commerce é parte fundamental do processo de vendas de qualquer loja virtual que entregue produtos físicos.

É através da logística que os negócios virtuais conseguem atingir clientes de qualquer estado e região, ampliando sua atuação.

Conforme pesquisa de 2019 da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, a Abcomm, 65,9% dos gastos logísticos de e-commerce são relacionados ao frete, e o restante se divide entre os custos de armazenagem (23%) e manuseio (14,8%).

A mesma pesquisa mostra que 61% das lojas virtuais consideram o atraso nas entregas como seu principal problema.

Este dado deixa claro a importância de contar com uma boa logística para atender as vendas do seu e-commerce. 

No Brasil, os Correios são a empresa logística mais conhecida e presente nas regiões, entretanto, é necessário contar com mais de uma opção de fornecedor para a sua logística.

Isso proporciona maior flexibilidade e possibilidade de reduzir custos.

Outro motivo importante para pensar na logística da sua loja é o abandono de carrinho.

O prazo de entrega ou o valor do frete estão entre os principais motivos para abandono de carrinho no e-commerce. 

Isso nos leva à questão da satisfação dos seus clientes.

Sabemos que o consumidor que compra online deseja receber logo seu pedido e costuma acompanhar todo o processo de transporte através do rastreamento. Com uma logística mais eficiente, é possível garantir o prazo de entrega e fidelizar seus clientes. 

Portanto, na hora de pensar na estratégia de vendas do seu e-commerce, não esqueça de considerar a logística.

O Brasil é um país continental, e o meio digital permite atender à qualquer região, desde que você tenha um fornecedor logístico capaz de atender a essa demanda. 

Saiba como funciona a logística para lojas virtuais

Por que é preciso pensar na logística para e-commerce

Mas, como exatamente funciona a logística para e-commerce? Este conceito, também conhecido como e-logística, envolve um conjunto de fatores que fazem parte da cadeia logística do seu negócio, como:

  • Recebimento dos produtos;
  • Estocagem e manuseio;
  • Preparação do pedido, conhecida como picking;
  • Transporte e entrega;
  • Rastreamento;
  • Planejamento e gestão das entregas;
  • Controle do fluxo de mercadorias;
  • Documentação;
  • Embalagem;
  • Logística reversa, ou seja, as trocas e devoluções.

Como você viu, são inúmeros fatores que fazem com que o seu produto saia do armazém onde está estocado e chegue até o seu cliente.

A logística para lojas virtuais não se resume apenas em transportar e entregar o produto. 

Todo esse processo inicia na seleção dos seus fornecedores.

Portanto, é preciso pensar nisso na hora de escolher os parceiros logísticos que irão atender o seu e-commerce. 

Como melhorar a logística para o seu e-commerce?

Agora que entendemos melhor como funciona a logística para e-commerce e sua importância, confira algumas dicas e boas práticas para melhorar a sua logística:

Conte com fornecedores fulfillment

Um operador fulfillment é uma empresa especializada em logística, que realiza todo o processo, desde o recebimento da mercadoria até a gestão da entrega e frete. Ou seja, é um fornecedor completo. 

Este tipo de operador logística costuma oferecer melhores tarifas, pois movimenta um maior volume de produtos.

Além disso, um fornecedor fulfillment poderá orientar você na sua estratégia logística e te ajudar a reduzir custos.  

Faça a previsão do volume de entregas

Faça a previsão do volume de entregas do ecommerce

No início deste artigo vimos que os custos de frete estão entre os principais gastos de um e-commerce.

Por isso, é importante buscar taxas mais competitivas, não apenas para reduzir custos, mas também para aumentar a sua taxa de lucro. 

Para conseguir melhores taxas com os fornecedores, enviar uma quantidade maior de produtos é o ideal.

Mas, se você não consegue atingir esta quantidade, uma boa opção é fazer a previsão do seu volume de entregas com base na projeção de vendas. Com este número em mãos, é possível negociar melhores valores e estabelecer parcerias duradouras com seu fornecedor. 

Tenha cuidado ao oferecer frete grátis

Oferecer o frete grátis no seu e-commerce pode ser uma estratégia muito eficiente para aumentar as vendas, mas é preciso estar atento.

Não cobrar o custo da entrega sem pensar em como diluir este gasto no processo pode trazer mais prejuízos à sua loja, mesmo aumentando as vendas. 

Você pode definir um valor mínimo para desbloquear o frete grátis. Assim, mesmo absorvendo o custo de entrega, você não sairá no prejuízo, pois o ticket médio dos pedidos irá aumentar, compensando a diferença. 

Saiba o peso cubado dos seus produtos

Saiba o peso cubado dos seus produtos

Entender o peso cubado dos produtos também é importante para reduzir seus custos e tornar a logística mais eficiente. Isso porque grande parte das transportadoras utiliza este indicador para calcular o espaço a ser utilizado para armazenamento. 

O peso cubado indica a densidade da sua carga, comparando o tamanho com o peso do pacote. O peso considerado para o cálculo da taxa do frete é o maior entre o peso cubado e o peso real. 

Saber o peso cubado no momento da expedição também ajudará você a entender se está pagando um preço correto pelo transporte. 

Como está a logística do seu e-commerce?

A logística do seu e-commerce é eficiente? Esperamos que com este artigo você tenha entendido melhor como funciona o processo logístico de um e-commerce e qual a importância disso para as suas vendas. 

Apresentamos os benefícios de uma boa logística e algumas dicas para melhorar este aspecto em sua loja virtual. 

Lembre-se que a melhora na logística pode representar uma melhora direta nas suas vendas!

Aproveite para ler também nosso artigo falando sobre a importância de uma boa plataforma de e-commerce.

E se quiser melhorar seus resultados em vendas no seu e-commerce aproveita para conhecer nossa agência para e-commerce e solicite uma proposta!

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