Marketing para afiliados: vale a pena investir?

Marketing para afiliados
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A internet possibilita várias formas de ganhar dinheiro com a venda de produtos e um dos melhores exemplos é o marketing de afiliados. Neste blog, você saberá tudo sobre ele!

Até porque existem mitos sobre o assunto, de modo que muita gente pergunta: é confiável? Aliás, como funciona essa estratégia de criação e venda de conteúdo, produtos e serviços?

Do conceito à prática, entenda o que é marketing de afiliados de uma vez por todas – e veja se é a escolha certa para começar ou aumentar a sua lucratividade na internet

O que é marketing para afiliados?

Marketing para afiliados

O marketing de afiliados é uma forma de ganhar dinheiro por meio da comissão das vendas de produtos na internet. 

Desse modo, a prática do ganha-ganha beneficia produtores de conteúdo e vendedores. E a conta é bem simples de ser feita, considerando:

  • Produtores ganham com a produção e venda dos seus materiais;
  • Vendedores recebem uma parte da venda quando são responsáveis por elas.

Portanto, em qualquer cenário dá para imaginar essa situação: 

Pessoas e empresas oferecendo produtos afiliados, geralmente, digitais. Se a venda acontece por essa indicação, ambos ganham: quem produziu e quem vendeu.

Sendo assim, podemos fazer a analogia com um vendedor de loja física que recebe uma porcentagem pelos negócios concretizados. 

É bastante similar, no entanto, no caso dos afiliados, o “vendedor” não tem salário fixo, apenas o percentual das vendas realizadas, isto é, as comissões! 

Bom, mas será que essa técnica funciona? Será que ambos realmente ganham? Para fazer essa conta, é preciso avaliar as características, vantagens, desvantagens e desafios. 

Como funciona o marketing para afiliados?

A teoria foi dada no tópico anterior, mas aí vem a dúvida: como é o funcionamento do marketing de afiliados? Aliás, quais as nomenclaturas usadas nesse processo? Veja!

  • Anunciante ou produtor (merchant) é quem cria e oferece produtos ou serviços;
  • Afiliado (publisher) é o parceiro que promover e venda tais itens;
  • Rede de afiliados é a plataforma que conecta anunciante e afiliado;
  • Consumidor é quem compra o produto ou serviço.

Após isto, também vale saber que existem várias formas de ganhar dinheiro com a indicação de tais soluções. Geralmente, é pela venda feita. Mas, nem sempre…

  • Custo por Venda (CPS): o afiliado recebe quando faz a venda;
  • Custo por Ação (CPA): o afiliado recebe quando realiza ações;
  • Custo por Clique (CPC): o afiliado recebe em cada clique gerado;
  • Custo por Mil Impressões (CPM): o afiliado recebe pelas impressões.

Então, independente do tipo de produto, o marketing de afiliados funciona da mesma forma e pode variar na forma de pagamento, conforme o contrato.

Quais produtos posso vender como afiliado?

Uma das características que diferenciam o marketing de afiliados de outras técnicas é a versatilidade em oferecer soluções, produtos e serviços dos mais variados nichos.

Atualmente, uma das formas de entender isso é categorizado da seguinte forma:

  • Produtos digitais: cursos, ebooks, comunidades, ferramentas;
  • Produtos físicos: roupas, eletrônicos, itens de higiene;
  • Serviços: hospedagens de sites, e-mails, consultorias. 

E é curioso observar a viabilidade de mergulhar em nichos específicos, tais quais: saúde e bem-estar, finanças, viagens, games, maternidade, esportes, alimentação, etc. 

No Brasil, na América Latina e em todo lugar do mundo há plataformas de afiliados com produtos disponíveis nesse tipo de marketing. As principais são:

  • ShareASale: está entre as maiores do mundo;
  • ClickBank: especializada na área da saúde e bem-estar;
  • JvZoo: também internacional, com foco em marketing e negócios;
  • Hotmart: uma das maiores da América Latina;
  • Monetizze: muito popular com produtos digitais e físicos;
  • Eduzz: focada em cursos online e outros itens digitais;
  • Amazon Associados: voltada aos produtos físicos.

Por aqui, grandes varejistas também passaram a permitir esse tipo de trabalho de recomendação de vendas na internet, como a Magalu e Mercado Livre.

Onde posso divulgar os produtos afiliados?

Para os afiliados, a divulgação dos produtos deve considerar um planejamento de marketing, incluindo as múltiplas plataformas, canais e comunicações.

Por exemplo, considere como possibilidades:

Nesse contexto, vem a importância de criar estratégias nas publicações e recomendações, de modo que seja natural e atinja o público de maneira assertiva.

Vantagens e desvantagens do marketing para afiliados

Para o anunciante, a principal vantagem é a de vender seu produto ou serviço. E no caso dos afiliados, será que é um trabalho que gera bons resultados? Pode ser que sim porque…

  • Tem baixo custo inicial;
  • Permite um alcance ilimitado;
  • As comissões dependem do desempenho;
  •  Há flexibilidade no trabalho;
  • Cria-se a chance de escalabilidade;
  • É possível usar vários canais de marketing;
  • Possibilita o uso das próprias expertises.

Por outro lado, também há desvantagens ou, pelo menos, riscos. Por exemplo, com relação às comissões e custos, que podem ser baixos, afetando a lucratividade.

Na atualidade, até a fraude dos afiliados pode se tornar um problema, já que é uma preocupação real da sociedade e impacta nas ações de marketing.

E isso nos leva a uma próxima reflexão…

O marketing para afiliados é seguro?

A estratégia realmente existe e acontece dentro da lei. O problema vem quando envolve práticas de marketing questionáveis ou enganosas.

Por isso, quem cria soluções e usa afiliados visando as vendas precisa pensar muito bem nesse tipo de tática, inclusive, escolhendo seus parceiros, que devem ser confiáveis.

Se o marketing de afiliados não for estratégico, ele pode trazer prejuízos:

  • A reputação da marca é afetada pelas práticas incorretas;
  • multas e ações legais em casos de não conformidade de leis e dados;
  • O desempenho pode não se manter escalável por muito tempo;
  • Há chance de uma competição interna desnecessária e prejudicial.

Tudo isso não indica que o marketing de afiliados não seja bom, porém, exige muito cuidado e monitoramento contínuo nas ações praticadas pelos parceiros. 

Então, trabalhar com marketing para afiliados vale a pena?

A verdade é que essa resposta é muito variável, podendo ser positiva ou negativa para o seu negócio. O que não muda é que, em todo caso, será preciso ter parceiros confiáveis

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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