O marketing está sempre evoluindo e você sabe muito bem disso. Para o próximo ano, 2025, há expectativa de um comércio eletrônico transformador!
No entanto, as novas tecnologias e abordagens vão moldar o mercado, de modo que apenas negócios preparados estarão aptos a atender as demandas.
Será que a sua loja virtual faz parte dessa lista?
Neste conteúdo, confira as estratégias de marketing e vendas que podem te fazer vencer a concorrência e conquistar a melhor experiência dos usuários online!
Até porque temos ótimos números aqui no Brasil, conforme as últimas pesquisas:
- Somos o 4º maior mercado de e-commerce;
- O nosso país é um dos maiores mercados online de moda;
- Temos a 2ª maior Black Friday do mundo na internet;
- Consumidores brasileiros são líder em compras por celular;
- Quase 90% das empresas usam WhatsApp Business – mas, sem estratégia;
- Existem várias ferramentas e estratégias gratuitas para vender online.
Ou seja, há bons motivos que te incentivam a começar a aplicar as soluções certas no seu e-commerce, não acha? Então, vamos direto ao ponto!
1 – Inteligência Artificial (IA)
A IA já está mudando como as empresas fazem marketing – e isso acontece em todas as áreas, incluindo, quando o objetivo é vender mais rápido!
Da criação de conteúdos focados até a otimização de anúncios, permite uma abordagem direcionada, melhorando a navegação do cliente e aumentando a taxa de conversão.
Como aplicar? Utilize ferramentas na automatização de processos a fim de melhorar a segmentação, personalizando suas campanhas conforme as preferências do usuário.
Sobre as campanhas sob medida, há um dado interessante: 76% dos consumidores brasileiros se sentem super motivados com esse tipo de abordagem!
2 – Marketing conversacional
As interações com os clientes estão cada vez mais centradas em conversas em tempo real, através de chatbots ou assistentes virtuais – o que tem a ver com a IA, inclusive.
Isso cria uma conexão personalizada e instantânea, essencial no engajamento.
O que fazer? Implemente chatbots no seu site ou em plataformas como WhatsApp a fim de fornecer respostas rápidas e facilitar a jornada de compra do consumidor.
No caso de ter unidades físicas, vale a aposta em uma comunicação omnichannel. Ou seja, que inclui e acessa diversos meios de interação, dos sites ao telefone.
3 – SEO (otimização para motores de busca)
Vai ano e vem ano, a estratégia SEO continua a ser uma das estratégias mais poderosas no aumento da visibilidade na internet em todos os segmentos.
Com a evolução dos algoritmos de busca, é interessante se adaptar às novas práticas para e-commerce, de modo a garantir que seu conteúdo seja encontrado com facilidade.
As soluções? Invista em SEO técnico e conteúdo de alta qualidade, com foco em palavras-chave específicas do seu nicho e otimize a pesquisa por voz.
4 – Growth marketing
Conhece esse termo? Growth marketing foca no crescimento contínuo e sustentável dos seus processos, combinando testes, dados e experimentação!
Dessa forma, é possível otimizar cada aspecto da jornada do cliente e maximizar o retorno sobre o investimento (ROI).
Faça o uso dele por meio de experimentos A/B, analise os dados de comportamento do consumidor e ajustes de campanhas.
5 – E-mail marketing
Quem é vivo sempre aparece, já ouviu esse jargão? Ele vale muito para o e-mail, que, na verdade, nunca morreu. Essa sempre foi uma ferramenta interessante nas vendas online!
As novas tecnologias auxiliam essa opção, criando formas inclusivas e autênticas de melhorar o relacionamento com seu público.
O segredo está na personalização e automação. Então, invista em ferramentas de envio de e-mails personalizados com base nas preferências dos leads, criando uma jornada única.
6 – Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo segue sendo opção viável na atração e engajamento do público-alvo. O foco é criar textos, vídeos e outros materiais relevantes!
Não sabe como fazer? Produza artigos, blogs e infográficos que respondam às necessidades e dores do público, ajudando-o a resolver problemas reais.
Outro ponto que muitos gestores esquecem é o uso das redes sociais na jornada de compra do consumidor, o que pode ser um diferencial competitivo na sua estratégia!
7 – Soluções audiovisuais
Alternativas visuais, como vídeos e animações, são eficazes na comunicação atual, especialmente quando a gente consegue segmentar as novas gerações.
Entre os melhores exemplos: YouTube, Instagram e TikTok, plataformas digitais indispensáveis no comércio eletrônico atual!
Uma saída é fazer produções de alta qualidade na hora de demonstrar produtos ou serviços, além de conteúdos criativos que gerem engajamento nas redes sociais.
8 – Influenciadores digitais
A técnica de usar influenciadores digitais se consolidou como uma das formas mais autênticas de se conectar com seu público.
Em 2025, espera-se que se expanda ainda mais, com maior foco em micro-influenciadores e nichos específicos.
Pense em compartilhar os mesmos valores da sua marca com essas pessoas, de modo que se crie ou engaje a audiência de forma positiva.
9 – Live commerce
O live commerce está revolucionando o varejo online, permitindo que os consumidores comprem produtos enquanto assistem a transmissões ao vivo.
Isso foi muito forte durante a última pandemia e agora se consolidou como tendência que combina a interação ao vivo com a conveniência das compras online.
Crie um planejamento para fazer as transmissões nas suas redes sociais ou site, oferecendo produtos e incentivando as compras de ofertas exclusivas.
10 – WhatsApp Business
O WhatsApp Business faz toda diferença no atendimento ao cliente online, oferecendo uma comunicação direta e eficiente. Além de ser econômica!
Pensando no futuro, espera-se que a plataforma se torne ainda mais integrada às estratégias de marketing.
Se for usar essa ideia, lembre-se de ter um suporte em tempo real, respondendo dúvidas e até mesmo enviando atualizações sobre o status de pedidos e promoções.
Não fique com dúvidas! Entre em contato com a Etraction!
Acima, temos 10 tendências de estratégias de marketing focado em vendas que vão fazer parte de todo o e-commerce moderno.
E, de fato, nem sempre é fácil aplicá-las, já que isso exige conhecimento técnico, disponibilidade de tempo e expertise nas ferramentas.
Nessa hora, saiba que a Etraction é especialista nessas soluções!
>> Entre em contato e saiba mais: falar com especialistas da Etraction!