Engajamento no Instagram: 7 dicas para melhorar o seu!

Ilustração de engajamento no Instagram
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Alcance maior do público, interatividade com clientes, aumento de tráfego e mais vendas.

Tudo baseado em dados que podem ser analisados de maneira real, conforme as postagens.

Essas são algumas das vantagens de conhecer o engajamento no Instagram.

Nas próximas linhas, descubra o que é essa prática e por que ela pode ser uma das melhores estratégias para o seu e-commerce!

Ilustração de engajamento no Instagram

Afinal, o que é engajamento no Instagram?

O engajamento no Instagram está ligado as interações que acontecem com referência à sua marca nessa rede social.

Ele é representado pelas ações que são “trocadas” com os usuários, podendo ser seus seguidores ou não. Por exemplo:

  • Curtidas,
  • Comentários e
  • Compartilhamentos.

Portanto, sempre que um usuário reage a algum conteúdo da sua marca, temos o engajamento.

O grande lance é entender que essas ações podem resultar em outras métricas da sua página. Entre as principais:

  • Número de seguidores,
  • Crescimento da página,
  • Menções da página,
  • Uso de hashtags,
  • Messages Directs (DMs),
  • Cliques e
  • Tráfego.

Ou seja, um Instagram engajado pode indicar mais leads em páginas de vendas e outros links externos que você tenha associado a essa rede social.

Portanto, curtidas, comentários e compartilhamentos podem resultar em consequências positivas para o seu negócio.

Inclusive, as trends são novas funcionalidades que auxiliam nesse engajamento. Elas ficam na aba “explorar” e, geralmente, tem a finalidade de serem “virais”.

Uma boa dica para apostar em trends é usar as hashtags específicas do seu setor, como vimos em outro blog.

Por que o engajamento no Instagram é importante para sua marca?

Acima, na explicação do conceito, vimos alguns dos benefícios. O que ajuda a entender por que essa interação tem se tornado importante na atualidade.

Ao mesmo tempo que se aumenta o potencial de conversão de clientes, considere que há outras vantagens:

  • Melhor classificação no algoritmo do Instagram,
  • Mais chance de “bombar” nas redes sociais,
  • Aumento de visibilidade da marca no Insta
  • Construção de comunidades mais fortes e
  • Oportunidade de receber feedbacks instantâneos.

Portanto, temos motivos de sobra para acreditar que ter engajamento no Instagram é crucial na construção de uma marca forte na internet.

No entanto, não tenha em mente apenas a quantidade de curtidas, vale a pena considerar a qualidade das ações dos usuários.

Ao criar anúncios no Insta, por exemplo, reflita sobre o fato que os objetivos podem variar da quantidade de curtidas à ação de levar os usuários para a sua loja virtual.

Logo, fica a dica para personalizar as campanhas, o que pode ser integrado com o engajamento.

7 dicas para aumentar o engajamento no Instagram

Nesse tópico é muito importante entender que investir para engajar no Instagram é uma boa tática, mas desde que feito de maneira legal e estratégica.

Esse tipo de atividade deve ser condizente com sua marca, visando o melhor relacionamento com os clientes, por exemplo.

1 – Faça suas publicações de modo constante

Pode acontecer de que a sua primeira postagem bombe! Porém, não é o mais comum de acontecer.

Ao contrário, quanto mais constante sua marca for à criação e publicação de conteúdo, maiores as chances de ter uma conta engajada com o público e impulsionar as vendas no Instagram Shopping.

2 – Experimente diferentes tipos de conteúdos

O vídeo está em alta. O texto é muito forte. As imagens atraem. Tudo isso é verdade.

Só que é necessário entender que para cada público-alvo um tipo de conteúdo pode ser interessante.

Mais do que isso, em uma mesma comunidade, vários tipos podem agradar.

De modo que é importante testar os vários formatos.

3 – Invista no copy para ter legendas atrativas

Uma copy ruim fará com que a sua empresa perca a credibilidade. Aqui, é sobre escrever textos sem revisões e de maneira incorreta com a língua portuguesa.

Mas, especialmente, o fato de ter textos que não atraem os usuários. Hoje, a concorrência é muito grande, sendo que esse requisito é praticamente obrigatório.

4 – Atente-se aos melhores horários de postagens

Outro ponto que tem muito a ver com a sua comunidade é o horário de postagem.

Aliás, essa dúvida é muito comum em toda internet: qual o melhor horário para publicar no Instagram?

A resposta pode variar, ainda que existam algumas médias diárias, como na hora do almoço ou depois do expediente.

5 – Tenha uma identidade visual padronizada

Esse talvez seja um dos passos iniciais quando uma marca decide que vai profissionalizar a atuação da empresa na internet, promovendo os contatos e as vendas online.

A página do Instagram é como uma vitrine, ao passo que precisa ter uma relação direta com a marca.

Logo, padronizar a identidade visual é mais que indicado.

6 – Use o mapa do Instagram para mostrar sua localização

O mapa da localização costuma ser deixado de lado, o que é um erro.

Entre as suas várias funcionalidades, permite que uma marca apresente o seu endereço físico, atraindo clientes locais quando há lojas nesse formato também.

Mas, o mais importante é que traz segurança para realizar os contatos por DMs, na construção de um relacionamento real.

7 – Interaja com os seus seguidores sempre

Este tópico ficou no fim do artigo, mas é um dos mais importantes.

Porque não adianta ter ótimas campanhas, publicações e materiais para criar engajamento, se a sua marca não falar com as pessoas.

Sendo assim, interagir é crucial para o sucesso da empresa no Instagram. O diferencial é falar de maneira humanizada.

Como ver o engajamento do Instagram?

Para ver o engajamento do Instagram, o passo a passo é: vá até o perfil e clique na opção dos “Insights”.

Lembrando que este é um recurso disponível para as contas empresariais ou de criadores de conteúdo.

Neste local, estarão disponíveis informações como:

  • Impressões,
  • Alcance,
  • Interações,
  • Perfil de seguidores e outros.

Além dessa avaliação geral da página, também é viável fazer análises gerais de postagens.

Para tal, basta ir até a parte debaixo do post e clicar em “ver insights”.

Esses dados podem indicar as próximas ações, inclusive, sugerindo novos conteúdos, contatos e vendas.

Há ainda a alternativa de usar ferramentas que não são do Instagram.

Cada uma delas oferece serviços e diferenciais, conforme os objetivos.

Por exemplo, a análise com os concorrentes. Atente-se: elas podem ter custos variados.

No fim das contas, o mais importante é manter uma abordagem técnica de acompanhamento dos resultados.

Esse tipo de decisão auxilia nas futuras decisões, especialmente, com relação ao mercado consumidor e o seu público-alvo.

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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