Instagram Ads: o que é, benefícios e como utilizá-lo?

Icones de instagran Ads
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Não tem como negar o poder do Instagram, além de ser uma rede social de influência, é também umas das plataformas onde as pessoas passam muito tempo.

De acordo com a pesquisa do Digital Brazil: 2023, os brasileiros passam 15 horas e 54 minutos, em média, por mês no Instagram, que é a rede social mais utilizada no país.

Sendo assim, anunciar nesta plataforma é uma ótima forma de conseguir atingir mais pessoas e conquistar novos clientes.

Para isso, é possível utilizar a ferramenta de anúncios, o Instagram Ads, com esse auxílio você pode criar diversos anúncios e aumentar a visibilidade da sua empresa.

O processo é mais simples do que parece, porém para usar o Instagram Ads, é importante saber de algumas informações cruciais, mas pode ficar tranquilo, pois reunimos todas aqui neste artigo.

Então, se quiser ficar por dentro de tudo, basta continuar a leitura e aproveitar as dicas.

 

O que é Instagram Ads?

Icones de Instagran Ads

Antes de mais nada, vamos entender o que é Instagram Ads. Confira!

Os anúncios criados diretamente no Instagram, contam com um formato único, que usa fotos ou vídeos do aplicativo.

Dessa forma, as empresas podem apostar um contato direto com clientes e possíveis clientes.

Basicamente, a única diferença entre uma foto ou vídeo comum e uma foto ou vídeo do anúncio é a tag “patrocinado”, que fica em cima da fotografia.

Uma coisa muito interessante é que, assim como nas fotos comuns do feed, os usuários também podem interagir com os anúncios, seja com likes, comentários, ou até mesmo seguindo o perfil do anunciante.

Ainda tem mais um tipo de interação muito importante, que é feita por meio de CTAs, podendo redirecionar o usuário para algum link e até mesmo para lojas de aplicativos, por exemplo.

Essa ferramenta preza pela experiência do usuário, por isso os anúncios devem ser coesos e as pessoas devem continuar recebendo conteúdo de qualidade em sua timeline.

Sendo assim, as pessoas podem fornecer feedback a respeito dos anúncios.

Pois, quando o usuário não se interessa pelo anúncio existe a opção de ocultar, para ativá-la basta clicar “Patrocinado” na parte superior direita do anúncio e, depois, em “Ocultar isso”.

Após esse processo, o aplicativo vai mostrar algumas justificativas e o usuário deve escolher uma delas.

O feedback é necessário para melhorar o algoritmo do aplicativo, já que no futuro, ele irá reconhecer e segmentar melhor os anúncios mais relevantes para cada pessoa.

 

Por que anunciar no Instagram?

Como citamos anteriormente, o Instagram é uma das redes sociais que segue em crescimento, no Brasil, é a plataforma mais utilizada pelas pessoas.

Inclusive, a tendência de compartilhar a sua rotina se tornou até mesmo uma profissão, podemos dizer que o Instagram revolucionou a presença online e também mudou os hábitos das pessoas.

Essa rede social pode oferecer um aumento de visibilidade e reconhecimento fora do comum, então, anunciar no Instagram a chance de se tornar mais conhecido é muito grande.

Sem contar que também é possível usar a ferramenta para conseguir mais cliques para o site institucional, aumentar as vendas, incentivar a instalação de um aplicativo e muito mais.

Além disso, o crescimento do Instagram pode continuar em alta, pois a plataforma investe em inovação, desenvolvendo novas funcionalidades com frequência e entregando um desempenho ainda melhor.

Aproveitar essas ferramentas para fazer a sua empresa crescer é a melhor forma de utilizar a tecnologia ao seu favor.

Inclusive, no próximo bloco vamos mostrar o que preciso para começar a utilizar o Instagram Ads. Acompanhe!

 

O que é preciso para usar o Instagram Ads?

Para montar o Instagram Ads não é necessário ter uma conta na plataforma, porém é preciso ter uma conta no Facebook, pois a criação de anúncios é feita por meio da ferramenta Gerenciador de Anúncios.

Entretanto, é recomendado ter um perfil da sua empresa no Instagram para interagir melhor com os seguidores, ter mais reconhecimento e poder usar outras ferramentas da plataforma.

O processo de criação dos anúncios é bem simples, mas para ajudar, nós criamos um passo a passo bem completo. Venha conferir!

 

Como criar anúncios no aplicativo do Instagram?

Vamos ao passo a passo de criação de anúncios no Instagram!

Passo 1: Para começar é preciso fazer o login no Gerenciador de Anúncios e clicar em “Audience Insights”;

Passo 2: Comece a configurar o público que quer atingir de acordo com os recursos disponíveis. Depois de colocar todas as informações, salve o seu público-alvo;

Passo 3: Acesse a página inicial do Gerenciador de Anúncios novamente e clique em “+ Criar”;

Passo 4: Chegou o momento de começar a criar a campanha, a primeira tarefa é escolher o objetivo;

Passo 5: É necessário definir o orçamento da campanha, pode ser o valor que você deseja gastar por dia ou durante o período total da campanha. Depois coloque o nome da campanha e o público-alvo, que já foi salvo;

Passo 6: Em “Posicionamento” você deve selecionar onde o seu anúncio deverá aparecer, neste caso, estamos falando das seguintes opções: “Instagram Feed” e/ou “Stories”;

Passo 7: Escolha o formato, pode ser imagem, vídeo ou carrossel, e o arquivo. Então, crie um título, uma descrição e uma CTA;

Passo 8: Em “Rastreamento” insira a URL do conteúdo que você quer difundir, por exemplo: se estiver divulgando um produto, coloque o link dele;

Passo 9: Vamos para a publicação, para isso clique em “Publicar”. O anúncio entrará em análise e, se estiver cumprindo as Políticas de Publicidade do Facebook, estará ativo após cerca de uma hora.

Viu como é simples? Calma que ainda temos algumas dicas para a criação de um bom anúncio. Confira!

 

Dicas para criar bons anúncios

 

Defina suas metas para os anúncios no Instagram

É importante ter metas definidas para conseguir visualizar os objetivos e também os resultados.

Sem contar que é uma forma de medir se essa ferramenta está de acordo com os seus planos.

 

Conheça bem o seu público

Pode parecer clichê ou até mesmo um assunto batido, porém, é muito importante conhecer o seu público para poder criar um anúncio que vai chamar a atenção.

 

Cuide da identidade visual dos seus anúncios

Os anúncios são peças visuais, eles precisam estar bonitos, bem diagramados com informações visíveis.

Só assim a campanha vai atrair a atenção do público de uma forma positiva.

 

Destaque o diferencial da sua marca

Toda marca tem um diferencial, nessas horas é importante deixar isso destacado, pois é importante mostrar os seus atributos em relação à concorrência.

 

Use landing pages para conversão

Colocar o link de landing page no anúncio é uma boa forma de aumentar a conversão.

 

Use CTAs chamativas

O Call To Action precisa chamar a atenção, pois ele pode fazer o usuário clicar no seu anúncio e se interessar ainda mais pelo produto.

 

Conclusão

Com todas as informações, você já pode montar o seu Instagram Ads, se tiver alguma dúvida, entre em contato.

 

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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