Veja como aumentar o LTV do seu e-commerce nessas 6 dicas!

capa blog LTV
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No e-commerce, é interessante compreender cada um dos indicadores que ajudam a medir a saúde e o sucesso do negócio. Afinal, eles servem de base para as melhores decisões.

Um dos principais é o Lifetime Value ou, simplesmente, LTV. Ou seja, indica o valor do tempo de vida do cliente. 

Mas, você sabe como ele se diferencia de outras métricas, por exemplo, o CAC (Custo de Aquisição de Clientes)? E de que maneira influencia os resultados da sua loja virtual? 

Neste artigo, veja tudo o que é importante acerca desse tema. Inclusive, o cálculo e as maneiras de aumentar essa métrica.

O que é LTV?

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Essa é uma métrica que indica o valor total que um comprador pode gerar para a sua empresa ao longo do relacionamento dele com a sua marca.

O que é super interessante porque considera não apenas a primeira compra, mas todas as transações realizadas durante o ciclo de vida do consumidor.

No e-commerce, ele é super relevante, pois ajuda a prever a receita que um cliente pode trazer, além de orientar decisões estratégicas pensando no aumento do ticket médio.

Por exemplo, imagine que um consumidor gasta R$ 200 em cada negócio e faz 3 compras por ano, com um relacionamento médio de 3 anos. Neste caso, o LTV seria:

R$ 200 x 3 compras x 3 anos = R$ 1.800.

Com esses dados, os gestores podem determinar quanto vale investir a fim de adquirir e reter essa pessoa em específico e, a partir disso, planejar estratégias mais assertivas.

Qual é a diferença entre LTV e CAC?

Enquanto o LTV foca no valor que o cliente traz ao negócio, o CAC mede quanto é gasto, em média, para atrair novos consumidores.

Isso significa que ambas são métricas que avaliam a sustentabilidade empresarial. E a relação entre elas é um dos principais indicadores de saúde financeira no e-commerce.

O resultado LTV/CAC deve ser maior que 1, visando uma loja rentável. 

Sem contar que o ideal é que essa relação esteja em torno de 3:1. Isso significa que a cada R$ 1 investido na aquisição, o negócio deve gerar pelo menos R$ 3 em receita.

Mas, como medir o LTV e o CAC?

O cálculo do LTV pode variar dependendo do modelo da sua empresa. Um dos métodos mais comuns no e-commerce é:

LTV = Ticket médio x frequência de compra x tempo de relacionamento

Sendo que para isso utilizam-se os seguintes índices:

  • Ticket médio: quanto o cliente gasta em cada transação;
  • Frequência de compra: número de compras realizadas no período;
  • Tempo de relacionamento: entre o consumidor e a empresa.

Exemplo:

Se o ticket médio for R$ 150, o cliente realizar 4 compras por ano e permanecer ativo por 2 anos, o LTV será:

R$ 150 x 4 x 2 = R$ 1.200.

Já no cálculo do CAC, basta dividir o total investido em aquisição (marketing, vendas, etc.) pelo número de novos consumidores conquistados em um determinado período.

CAC = Investimento em aquisição / novos clientes

Se uma empresa investe R$ 10.000 em marketing e atrai 100 novos compradores, o CAC será:

R$ 10.000 / 100 = R$ 100.

Agora, por que o LTV importa tanto?

avanço do Lifetime Value

Saber o LTV do seu e-commerce é crucial para diversas decisões estratégicas. Veja alguns motivos pelos quais essa métrica é tão importante na atualidade!

Planejamento financeiro

Você consegue prever receitas futuras e determinar quanto pode investir na aquisição e retenção sem comprometer a lucratividade.

Foco na retenção de clientes

Manter os atuais consumidores é mais barato do que conquistar novos. Um LTV elevado geralmente está ligado a estratégias eficazes de fidelização e relacionamento.

Melhor alocação de recursos

O resultado permite identificar os canais de aquisição e retenção mais lucrativos, otimizando os esforços e o orçamento de marketing.

Então, como aumentar o LTV?

 

Elevar o LTV é um objetivo real quando se visa o crescimento sustentável de qualquer loja virtual. Por isso, vale a pena conferir essas dicas e mudar o jogo no seu negócio!

1 – Melhore a qualidade dos serviços

Clientes satisfeitos têm mais chances de voltar a comprar, você não concorda?

Então, invista na qualidade dos produtos, no atendimento e nos processos de entrega. Afinal, um serviço excelente aumenta a confiança e a lealdade.

2 – Invista em técnicas de upsell e cross-sell

Primeiro, considere o que são essas técnicas de vendas:

  • Upsell: versão melhor ou mais cara do produto que o cliente está comprando;
  • Cross-sell: produtos complementares que possam ser adquiridos junto ao principal.

Por exemplo, se alguém está comprando um smartphone, ofereça um modelo mais recente e/ou acessórios como capas e fones de ouvido.

Em lojas da moda feminina, tenha páginas de lançamentos com os novos itens, além de uma opção de cintos, bolsas, sapatos, óculos e assim por diante.

3 – Fidelize os seus consumidores

Crie programas de fidelidade que recompensem por compras recorrentes. Descontos exclusivos, pontos acumuláveis ou brindes são maneiras eficazes de estimular a fidelidade.

4 – Melhore a experiência do usuário

Uma plataforma rápida, intuitiva e responsiva é essencial para garantir que as pessoas que confiaram na sua marca tenham uma boa experiência de compra. 

Reduza o tempo de carregamento, facilite a navegação e implemente um checkout simples.

5 – Implemente uma política de sucesso do cliente

O Customer Success (CS) é uma abordagem que busca garantir que os consumidores atinjam seus objetivos ao usar seus produtos ou serviços.

Uma boa ideia é capacitar equipes de suporte atenciosas, antecipando problemas e mantendo um contato próximo ao oferecer soluções.

>> Leia também: O que é NPS e como implementar em 5 passos

6 – Invista em marketing de conteúdo

Conteúdo relevante ajuda a educar e engajar seu público, aumentando a confiança e fortalecendo o relacionamento com a marca. 

Crie blogs, e-books, vídeos e outros materiais que respondam às dúvidas e necessidades das pessoas que se interessam por suas soluções.

Continue aprendendo sobre as métricas de marketing!

O LTV é uma métrica indispensável para quem vende na internet. Ele ajuda a medir o valor real de cada consumidor, avaliar a eficácia das estratégias e tomar decisões informadas!

Seja por meio de técnicas de upsell, ou melhorias na experiência do cliente, aumentar o indicador precisa ser uma prioridade, se você pretende prosperar no e-commerce.

Se quiser aprender mais sobre como usar métricas a fim de impulsionar o sucesso do seu negócio, continue acompanhando o blog da Etraction

Aqui, você encontra dicas práticas e comprovadas para chegar ao próximo nível!

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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