Tudo o que você precisa saber sobre o marketing de conteúdo!

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O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais subestimadas no ambiente digital. Mas, a verdade é que sem ela, as campanhas tendem a fracassar!

Seja uma simples legenda de redes sociais, um blogspot, um material rico, o anúncio de um produto, a página de categorias… Tudo passa por ele!

Ele ajuda empresas a criar uma conexão direta e relevante com os clientes: educando, engajando e, ao mesmo tempo, gerando vendas. 

Neste guia completo, você aprenderá esse conceito, a importância dele, os benefícios e como aplicá-lo na sua loja virtual. Vem com a gente?

O que é marketing de conteúdo?

marketing de conteúdo e sua importância

Uma forma simples de definir é: criação e distribuição de materiais informativos visando atrair, engajar e converter um público-alvo

Ao contrário das estratégias tradicionais, não foca apenas em promover produtos ou serviços – ainda que isso também funcione, mas em entregar valor real aos usuários.

O conteúdo pode assumir várias formas, principalmente:

  • Posts;
  • Blogs;
  • Vídeos;
  • E-books;
  • Infográficos;
  • Newsletters; etc.

O objetivo é conquistar a confiança de quem recebe o material, fortalecendo o relacionamento e posicionando a marca como uma referência no mercado.

Por que é importante?

Porque impacta no sucesso da sua loja virtual e isso se explica em vários motivos. Veja!

Atração de tráfego

Uma das maiores vantagens respalda na atração e gestão de tráfego porque essas campanhas qualificam os consumidores no seu site. 

Por meio de conteúdos otimizados em estratégias de SEO (Search Engine Optimization), sua página pode aparecer nos primeiros resultados do Google. 

Isso significa que as pessoas encontrarão sua empresa enquanto pesquisam por soluções relacionadas ao seu nicho. 

Engajamento com o público

Materiais relevantes, sejam de quaisquer formatos, fazem com que os usuários se sintam conectados à sua marca. 

Um artigo que responde às dúvidas do público-alvo ou um vídeo que esclarece como usar um produto tem o poder de gerar esse engajamento. 

Logo, cria-se um relacionamento leal com ele, aumentando a retenção de clientes.

Construção de autoridade

Sua empresa gerou tráfego e engajou o usuário, ótimo. Além disso, esse tipo de marketing também favorece a construção de uma marca sólida, reconhecida e com autoridade!

Ou seja, é uma estratégia que a posiciona como líder no mercado. Logo, isso facilita as vendas – porque a gente compra de quem a gente confia, não é mesmo?

Quando os consumidores percebem que você tem conhecimento sobre determinado tema, eles passam a confiar na sua empresa e a considerá-la uma referência. 

Uso do funil de compra

Essas estratégias também possibilitam o uso do funil, conhece? É uma ideia em formato de pirâmide invertida, de modo que os consumidores seguem até se tornarem consumidores.

No topo, a ideia é atrair o maior número de interessados. No meio, temos algo ligado ao relacionamento com a marca ou produto. Já no fundo, um incentivo à compra. 

>> Leia também: o que é funil de marketing, as principais etapas e como montar!

Como fazer marketing de conteúdo?

fazendo marketing de conteúdo

Ficou interessado e quer aproveitar todos os benefícios do marketing de conteúdo, não é? Então, considere os principais formatos que você pode usar!

Blog

É uma das formas super eficazes de gerar tráfego orgânico e engajar o público. Além disso, publicar artigos regularmente com temas relevantes ajuda a educar os consumidores.

Vídeos

São formatos dinâmicos e altamente atrativos. Dessa forma, é possível criar tutoriais, demonstrações de produtos, entrevistas e assim por diante. 

Com YouTube e Instagram, entre outras plataformas, é possível alcançar diferentes públicos e gerar grande impacto.

E-books

São ótimos na hora de oferecer temas aprofundados e captar leads. Ao disponibilizá-los em troca de informações de contato você constrói uma base de clientes!

Quais as melhores estratégias para lojas virtuais?

A partir de agora, o primeiro passo é ter e seguir um planejamento estratégico. Aqui estão os principais pontos!

Conheça o público

Antes de produzir, é fundamental entender quem é o seu público-alvo. Quais são suas dores, desejos e interesses? 

Use ferramentas como pesquisas de mercado e análise de comportamento. Isso permite criar personas, ou seja, representações fictícias do seu cliente ideal.

Defina os objetivos

Sem objetivos claros, sua estratégia pode se tornar confusa. Pergunte: o que você deseja alcançar? Algumas metas são: aumentar o tráfego, gerar leads e educar o público.

Produza conteúdo

É hora da criação, que precisa ser de alta qualidade. Certifique-se de que cada peça seja útil e esteja alinhada com as expectativas do seu público. 

Após isso, adapte o formato ao canal de distribuição. Por exemplo, vídeos focados nas redes sociais, artigos de blogs e e-books para campanhas de captação de leads.

Otimize o SEO

Usar palavras-chave relevantes é essencial na garantia de que seus conteúdos sejam encontrados nos mecanismos de busca.

Você também precisa ter títulos atraentes, meta-descrições impactantes e links internos e externos.

Acompanhe os resultados

Uma estratégia bem-sucedida depende de análise de dados e ajustes contínuos. Use ferramentas como Google Analytics quando for monitorar o desempenho. 

Avalie várias métricas de seu interesse: número de acessos, taxa de conversão e tempo de permanência no site. Esses dados te ajudarão a entender o que precisa ser ajustado.

Contrate uma agência especializada

Agora, quer ir além e acelerar seus resultados? Então, vale a pena contar com uma equipe experiente de uma agência especializada, como a Etraction!

Somos uma referência no mercado e oferecemos estratégias focadas no e-commerce, garantindo que sua empresa alcance os objetivos.

Com a Etraction, você terá suporte para criar conteúdos otimizados, implementar campanhas bem estruturadas e analisar métricas de desempenho. 

>> Entre em contato e transforme sua presença digital!

Outros tipos de marketing para conhecer!

estratégias de marketing de conteúdo

Só neste blog falamos de marketing digital, tradicional e de conteúdo. Mas, sabia que existem vários tipos deles? Confira as diferenças:

  • Tradicional: TV, jornais, revistas, rádio, outdoors e panfletos;
  • Digital: redes sociais, e-mails, blogs, SEO e anúncios pagos;
  • Outbound: propagandas na TV e cold calls;
  • Inbound: webinários, vídeos e e-books;
  • De conteúdo: materiais relevantes de todos os tipos;
  • De relacionamento: programas de fidelidade e atendimento personalizado;
  • De afiliados: promoção por meio de parceiros;
  • Endomarketing: voltado ao público interno.

Gostou deste texto? Você pode acompanhar mais sobre as tendências das lojas virtuais no blog Etraction.

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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