A internet possibilita várias formas de ganhar dinheiro com a venda de produtos e um dos melhores exemplos é o marketing de afiliados. Neste blog, você saberá tudo sobre ele!
Até porque existem mitos sobre o assunto, de modo que muita gente pergunta: é confiável? Aliás, como funciona essa estratégia de criação e venda de conteúdo, produtos e serviços?
Do conceito à prática, entenda o que é marketing de afiliados de uma vez por todas – e veja se é a escolha certa para começar ou aumentar a sua lucratividade na internet.
O que é marketing para afiliados?
O marketing de afiliados é uma forma de ganhar dinheiro por meio da comissão das vendas de produtos na internet.
Desse modo, a prática do ganha-ganha beneficia produtores de conteúdo e vendedores. E a conta é bem simples de ser feita, considerando:
- Produtores ganham com a produção e venda dos seus materiais;
- Vendedores recebem uma parte da venda quando são responsáveis por elas.
Portanto, em qualquer cenário dá para imaginar essa situação:
Pessoas e empresas oferecendo produtos afiliados, geralmente, digitais. Se a venda acontece por essa indicação, ambos ganham: quem produziu e quem vendeu.
Sendo assim, podemos fazer a analogia com um vendedor de loja física que recebe uma porcentagem pelos negócios concretizados.
É bastante similar, no entanto, no caso dos afiliados, o “vendedor” não tem salário fixo, apenas o percentual das vendas realizadas, isto é, as comissões!
Bom, mas será que essa técnica funciona? Será que ambos realmente ganham? Para fazer essa conta, é preciso avaliar as características, vantagens, desvantagens e desafios.
Como funciona o marketing para afiliados?
A teoria foi dada no tópico anterior, mas aí vem a dúvida: como é o funcionamento do marketing de afiliados? Aliás, quais as nomenclaturas usadas nesse processo? Veja!
- Anunciante ou produtor (merchant) é quem cria e oferece produtos ou serviços;
- Afiliado (publisher) é o parceiro que promover e venda tais itens;
- Rede de afiliados é a plataforma que conecta anunciante e afiliado;
- Consumidor é quem compra o produto ou serviço.
Após isto, também vale saber que existem várias formas de ganhar dinheiro com a indicação de tais soluções. Geralmente, é pela venda feita. Mas, nem sempre…
- Custo por Venda (CPS): o afiliado recebe quando faz a venda;
- Custo por Ação (CPA): o afiliado recebe quando realiza ações;
- Custo por Clique (CPC): o afiliado recebe em cada clique gerado;
- Custo por Mil Impressões (CPM): o afiliado recebe pelas impressões.
Então, independente do tipo de produto, o marketing de afiliados funciona da mesma forma e pode variar na forma de pagamento, conforme o contrato.
Quais produtos posso vender como afiliado?
Uma das características que diferenciam o marketing de afiliados de outras técnicas é a versatilidade em oferecer soluções, produtos e serviços dos mais variados nichos.
Atualmente, uma das formas de entender isso é categorizado da seguinte forma:
- Produtos digitais: cursos, ebooks, comunidades, ferramentas;
- Produtos físicos: roupas, eletrônicos, itens de higiene;
- Serviços: hospedagens de sites, e-mails, consultorias.
E é curioso observar a viabilidade de mergulhar em nichos específicos, tais quais: saúde e bem-estar, finanças, viagens, games, maternidade, esportes, alimentação, etc.
No Brasil, na América Latina e em todo lugar do mundo há plataformas de afiliados com produtos disponíveis nesse tipo de marketing. As principais são:
- ShareASale: está entre as maiores do mundo;
- ClickBank: especializada na área da saúde e bem-estar;
- JvZoo: também internacional, com foco em marketing e negócios;
- Hotmart: uma das maiores da América Latina;
- Monetizze: muito popular com produtos digitais e físicos;
- Eduzz: focada em cursos online e outros itens digitais;
- Amazon Associados: voltada aos produtos físicos.
Por aqui, grandes varejistas também passaram a permitir esse tipo de trabalho de recomendação de vendas na internet, como a Magalu e Mercado Livre.
Onde posso divulgar os produtos afiliados?
Para os afiliados, a divulgação dos produtos deve considerar um planejamento de marketing, incluindo as múltiplas plataformas, canais e comunicações.
Por exemplo, considere como possibilidades:
- Sites e blogs, pensando em fontes de informações;
- Redes sociais, encontrando as personas e público-alvo;
- E-mail marketing, pensando em um canal de relacionamento direto.
Nesse contexto, vem a importância de criar estratégias nas publicações e recomendações, de modo que seja natural e atinja o público de maneira assertiva.
Vantagens e desvantagens do marketing para afiliados
Para o anunciante, a principal vantagem é a de vender seu produto ou serviço. E no caso dos afiliados, será que é um trabalho que gera bons resultados? Pode ser que sim porque…
- Tem baixo custo inicial;
- Permite um alcance ilimitado;
- As comissões dependem do desempenho;
- Há flexibilidade no trabalho;
- Cria-se a chance de escalabilidade;
- É possível usar vários canais de marketing;
- Possibilita o uso das próprias expertises.
Por outro lado, também há desvantagens ou, pelo menos, riscos. Por exemplo, com relação às comissões e custos, que podem ser baixos, afetando a lucratividade.
Na atualidade, até a fraude dos afiliados pode se tornar um problema, já que é uma preocupação real da sociedade e impacta nas ações de marketing.
E isso nos leva a uma próxima reflexão…
O marketing para afiliados é seguro?
A estratégia realmente existe e acontece dentro da lei. O problema vem quando envolve práticas de marketing questionáveis ou enganosas.
Por isso, quem cria soluções e usa afiliados visando as vendas precisa pensar muito bem nesse tipo de tática, inclusive, escolhendo seus parceiros, que devem ser confiáveis.
Se o marketing de afiliados não for estratégico, ele pode trazer prejuízos:
- A reputação da marca é afetada pelas práticas incorretas;
- Há multas e ações legais em casos de não conformidade de leis e dados;
- O desempenho pode não se manter escalável por muito tempo;
- Há chance de uma competição interna desnecessária e prejudicial.
Tudo isso não indica que o marketing de afiliados não seja bom, porém, exige muito cuidado e monitoramento contínuo nas ações praticadas pelos parceiros.
Então, trabalhar com marketing para afiliados vale a pena?
A verdade é que essa resposta é muito variável, podendo ser positiva ou negativa para o seu negócio. O que não muda é que, em todo caso, será preciso ter parceiros confiáveis.
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