O que é briefing, para que serve e exemplos.

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Saber o que é briefing precisa ser de conhecimento de todo profissional envolvido no marketing porque o documento é a primeira etapa para desenvolver um projeto

Nos próximos tópicos, descubra o conceito na teoria e, também, na prática!

O que é briefing?

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O briefing é um documento que lista todas as informações importantes para a execução de um projeto em uma agência de marketing.

Aliás, ele não é exclusivo deste setor, podendo ser usado também em trabalhos de faculdade, grandes empresas, fábricas e muito mais. 

Na prática, é um guia que tem as ideias centrais para as criações, servindo como um manual de instruções para que a produção seja adequada ao objetivo traçado.

Imagina um documento que todas as equipes podem acessar para entenderem um projeto. Por meio de uma orientação transparente, é possível criar planos de ações mais assertivos. 

E aqui entra o ponto importante: se o briefing não estiver muito “legal”, todas as etapas seguintes podem ser concluídas sem estarem adequadas às estratégias.

Essa ferramenta tem outra característica positiva: permite a inclusão de múltiplas informações, das básicas às técnicas, das criativas aos comentários sugestivos.

Para que serve o briefing?

O principal objetivo do briefing é informar com qualidade, centralizando as informações de um projeto.

Simples assim! A partir disso, surgem outras funcionalidades, como:

  • Objetivo: pontuar os objetivos e metas para cada criação;
  • Responsabilidade: delegar as tarefas conforme as etapas do processo;
  • Público: direcionar os criativos e as estratégias para as personas;
  • Prazo: evitar atrasos no andamento do planejamento.

Isso explica porque é necessário ter atenção na hora de fazer um briefing completo, de maneira a dar uma base sólida e bem-estruturada para a criação do projeto.  

A importância do briefing

No desenvolvimento de projetos de marketing, o briefing é importante para documentar os passos e as dicas sobre as criações. 

Organização

A primeira vantagem de ter um documento bem estruturado tem a ver com a organização das informações mais importantes do projeto, sem que fiquem espalhadas na nuvem.

A partir disso, é muito mais fácil indicar as equipes criativas, de mídia, os planners, etc.

Planejamento

Há de se considerar uma conexão entre cliente e empresas que farão o projeto. Com isso, o documento auxilia no planejamento das datas, assim como nas expectativas e realidades.

Comunicação

Outro ponto muito positivo é o da comunicação porque com o briefing as chances de falha na comunicação diminuem drasticamente. Logo, o projeto torna-se mais assertivo.

Direcionamento

Mais uma das importâncias é o direcionamento, ou seja, a produtividade que gera em todas as equipes envolvidas. Com prazos, os processos são mais alinhados.

Otimização

E, na prática, é possível ver que o briefing evita muitos retrabalhos que, mesmo sendo pequenos, podem atrasar o projeto. Então, é uma forma inteligente de otimizar o trabalho.

Tipos de briefing

Apesar de poderem ter dados e padrões parecidos, os briefings não são todos iguais. A ideia deste tópico é trazer algumas das principais opções que existem, veja!

Briefing geral para campanha de marketing

Um briefing geral no marketing é aquele que trará todas as produções a serem criadas, independente do tipo de material ou estratégia. 

Geralmente, é um modelo com metas, canais de divulgação, conceitos e outros pontos que trazem o início e o fim de uma campanha de publicidade.

Briefing para posts de mídias sociais

No caso das mídias sociais, o briefing trará o formato da publicação, podendo ser carrossel, estático, vídeos, story, entre outras opções.

Também pode ter sugestões de imagens, legendas, CTAs e datas.

Briefing para criação de um site

Para criar um site, também é preciso ter um bom briefing. Neste caso, contará com informações sobre a interface, de modo que desenvolvedores saibam qual cor usar.

E não somente isto: devem explicar sobre a localização da logo, dos botões de CTA, do que terá na página inicial, os canais de contato e assim por diante. 

Briefing para criar uma logo

Na criação de logos, os profissionais de marketing usam esse documento para coletar dicas sobre paleta de cores e segmento do negócio, por exemplo.

Briefing para materiais ricos

As informações sobre materiais ricos são: quantidade de palavras, capítulos, imagens e formatos, como infográfico, e-book ou outros formatos para inbound marketing.

Briefing para blogspot

Como todos os outros modelos, a ideia é informar com precisão qual é o objetivo de um texto que vai para o blog ou site.

Assim, redatores e revisores poderão atuar com mais assertividade. Entre as especificações, costuma trazer: palavra-chave, imagens, persona, CTA e heading tags.

Como fazer um briefing?

Fazer um briefing não precisa ser algo tão complicado. 

Entretanto, deve-se ter muita atenção porque quanto mais completo e assertivo ele for, maiores as chances de sucesso na execução do projeto. 

Coloque dados sobre a empresa

Ainda que breve, vale a pena ter uma narrativa com os dados da empresa, como identidade da marca, as operações, os trabalhos já existentes, a fundação, os parceiros, etc.

Dê informações sobre o produto

Além da empresa, vale a pena informar sobre os produtos ou serviços que estão em foco neste projeto. Quais características, diferenciais, vantagens? As respostas são essenciais.

Especifique os públicos consumidores

O briefing deve trazer a persona, ou o público-consumidor, que vai receber o conteúdo. Quais os interesses deles? As dores? Para ser bem-sucedido, é preciso ter as respostas. 

Faça uma análise da concorrência

Informar os concorrentes será interessante em várias etapas, seja na hora de criar algo diferenciado ou até mesmo na hora de validar a criação com o que já existe no mercado.

Defina os objetivos daquela criação

Qual é a meta a ser alcançada com aquela ação? Independente de qual seja, é preciso que seja identificada no briefing para trazer um senso de urgência e prioridade.

Especifique o tipo de conteúdo e os criativos

O tipo de conteúdo faz muita diferença na hora de divulgar o material e ele deve estar mencionado no documento, potencializando as oportunidades do mercado.

Defina o cronograma

O cronograma deve trazer o prazo de execução das etapas, inclusive, considerando as partes envolvidas, de modo a permitir aprovações e ajustes, evitando os atrasos.

Já sabe o que é briefing? Lembre-se: menos é mais!

Você já sabe o que é briefing, dada a importância do projeto. Mas, com tantas informações e explicações, será que o documento vai ficar muito extenso?

Na verdade, não deveria. A objetividade é uma característica fundamental na criação dele, de modo que as explicações devem ser compreendidas rapidamente.

Além disso, vale muito a pena abrir espaço para as participações dos envolvidos, lapidando a ideia antes mesmo de iniciar o projeto. 

O briefing deve fazer esse papel: enxugar os ruídos e destacar o que faz sentido.

Assim, ao montar um briefing de excelência, você deu o primeiro passo para garantir uma entrega de um projeto no mesmo nível, atendendo as expectativas do seu cliente.

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Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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