No começo, pode até parecer complicado entender o que é redirect em uma página de loja virtual. Só que no dia a dia é bem fácil ver situações que exemplificam isso.
Imagine que um e-commerce tenha uma página de produto com ótimo tráfego. No entanto, o produto sai de linha para dar lugar a uma nova atualização dele, criando um novo item.
Então, não é indicado simplesmente mudar a URL da página e alterar o nome.
O ideal é fazer o redirect, ou seja, declarar que o URL antigo não existe mais, mas há uma nova página a partir de agora. Isso é bom para o Google e para o usuário!
O que é um redirect?
Portanto, agora é fácil entender que o redirect, ou redirecionamento conforme chamado em português, é quando acontece o encaminhamento de um URL para outro.
Ou seja, a plataforma envia diretamente o usuário para outros endereços quando fazem pesquisas com URL distintas do original.
A prática é bastante comum e tem como principal objetivo melhorar a experiência do usuário na internet, assim como a relevância nos buscadores.
No decorrer da leitura, você vai descobrir os motivos e, logo, as vantagens de aplicar essa estratégia na sua loja online.
Mas, antes disso, considere que o assunto é extremamente necessário se você vai:
- Mover produtos ou categorias para novos locais;
- Excluir páginas de produtos ou de categorias;
- Ter a intenção de aumentar a relevância em SEO.
Dessa forma, a vantagem não é apenas direcionada ao usuário que acessa, mas também ao seu negócio, que visa as vendas na internet.
Qual a importância do redirect para o e-commerce?
Os principais motivadores para o uso do redirect no e-commerce tem a ver com os mecanismos de buscas, a usabilidade das páginas e a experiência do usuário.
Sendo assim, os casos mais comuns são:
- Mudança de domínio no site, de modo a manter o tráfego e autoridade;
- Mudança de plataforma;
- Alteração de URL para evitar problemas com SEO;
- Alteração no conteúdo, melhorando a experiência do usuário;
- Páginas duplicadas para garantir que usuários acessem corretamente;
- Páginas temporárias, evitando os problemas SEO e com visitantes;
- Erro 404, levando usuários a URL mais relevante.
Além disso, para empresas digitais, vale muito a pena se atentar ao estoque de produtos.
Então, se for preciso remover uma página de produto que não está mais disponível, é interessante usar o redirect 302 para levar usuários para outra URL relevante!
Como funciona o redirect?
O funcionamento do redirect é bem parecido em todos os casos, sendo que há alguns plugins e ferramentas que podem ser usados para facilitar esse processo. Entre eles:
- Google Search Console: ver os redirecionamentos do site;
- Screaming Frog: auditoria completa do SEO do site;
- SEMrush: vários recursos SEO, como o rastreio de redirecionamentos.
Então, há variação conforme a plataforma usada, sendo que o mais comum é visitar o painel de administração para ter acesso aos comandos.
Dá para fazer isso usando o PHP, por exemplo. Use o cabeçalho “HTTP/1.1 301 Moved Permanently” e adicione os códigos headers no cabeçalho.
Outra ideia é pelo IIS (Internet Information Services) no Windows, por meio do painel de administração. Assim como usando o arquivo .htaccess no servidor Apache.
Quais os tipos de redirect?
Conhecer os principais tipos de redirect é importante para fazer o uso correto na sua loja online, indicando o status da página e garantindo a melhor experiência dos usuários.
Redirect 301
Esse é um dos redirects mais conhecidos para fins de SEO, com o subtítulo de “movido permanentemente”. Logo, faz parte da otimização de sites e blogs nos mecanismos.
O redirecionamento 301 indica que o URL foi alterado de maneira definitiva – e não temporária. Por isso, há transferência para outra página.
Redirect 302
Esse é o “movido temporariamente”, sendo para casos em que o recurso foi modificado por algum tempo.
Ou seja, a página antiga continua disponível, mas não há necessidade de que os mecanismos busquem os índices porque há um novo endereço.
Redirect 303
Esse redirect serve para levar os usuários para outras páginas após serem submetidos a um formulário, mostrando que a página antiga não é mais relevante.
Redirect 307
O 307 é parecido com o redirect 302, porém, indica que o método HTTP será mantido na nova página, de maneira a manter a segurança.
Redirect 308
O 308 é semelhante com o redirect 301, porém, mantendo o método HTTP na nova página, ainda que tenha sido removido permanentemente.
Outros redirecionamentos para conhecer
Ainda que sejam ainda menos comuns do que o redirect 307 e 308, há outros tipos que existem e as lojas virtuais devem conhecê-los.
Afinal, podem ser decisivos no gerenciamento de tráfego online e experiência do consumidor, assim como no posicionamento digital. Conheça-os!
- Meta Refresh: ideal para migração de sites;
- Redirect JavaScript: não compatível com todos os navegadores;
- Redirect Crypto Rediretor: técnica de criptografia.
Mas, antes de sair por aí escolhendo uma das opções, é fundamental considerar alguns fatores que tornarão a sua decisão mais assertiva, como a compatibilidade e a segurança.
Por que aplicar o redirect?
Se ficou com alguma dúvida sobre a importância de aplicar o redirecionamento 301, 302 ou qualquer outro, veja essa lista de motivações:
- Garantia que os clientes encontrarão os produtos que procuram;
- Redução da taxa de rejeição ao evitar erros 404;
- Melhoria na organização da estrutura e navegação do site;
- Aumento da relevância nos buscadores e mais tráfego.
Sem contar que é uma estratégia simples e barata que muda o jogo para a sua loja virtual, considerando a possibilidade de ser uma referência para o seu público.
A tal da autoridade no e-commerce!
E vale a pena mencionar que no e-commerce a autoridade é um verdadeiro diferencial competitivo para empresas que visam crescer e vender mais.
Autoridade é o “valor” que o Google ou outro buscador dá para aquele site. Então, apenas alterar URL ou realizar ações sem redirecionar pode resultar na baixa dessa característica.
Portanto, ainda que possa ser um assunto que poucas lojas virtuais dominam, o redirect é fundamental para o posicionamento digital e não deve ser um assunto desconhecido.
Para tirar outras dúvidas sobre esse tema e impulsionar as vendas no seu e-commerce, fale com quem entende do assunto. A Etraction é especialista em lojas virtuais!
Sabe por que contar com uma especialista faz diferença? Apesar de ser uma técnica interessante, o ideal é evitar redirecionamentos e testá-los para saber se estão funcionando.