Os custos de investir no SEO local são baixos. Entretanto, os resultados podem ser extremamente altos e interessantes!
Por isso, é uma das estratégias com o melhor ROI (Retorno sobre Investimento). Além disso, integra físico e online de um jeito único.
Se você nunca pensou nisso, saiba que é possível usar a internet para aumentar a taxa de conversão nas vendas online e na física.
São duas portas de entrada que permitem ao seu negócio atrair novos consumidores, vender mais e aumentar o faturamento.
Abaixo, descubra o que é SEO local, como funciona e como aplicar no seu negócio.
O que é SEO local?
O SEO local é uma estratégia de marketing digital que aplica técnicas de otimização de páginas e conteúdos com o foco na localização da empresa, assim como dos usuários que realizam as pesquisas nos mecanismos de buscas.
Ele pode ser combinado com outras ferramentas de SEO e o Google ADS, ao passo que seu principal diferencial é o da localização.
E é simples entender por que esse método funciona tão bem na atualidade: nem sempre ter um alcance global pode ser a melhor ideia para o seu negócio.
Veja esse exemplo e entenda mais disso: imagine que um usuário procure por um mecânico de carros.
Ao digitar a palavra-chave no campo do Google, ele terá acesso a várias opções.
Mas, será que aquele mecânico de outra cidade, estado ou país seria interessante para ele?
Por outro lado, se for um que está localizado no caminho que ele faz diariamente, melhor, não acha?
Portanto, encontrar respostas a partir da localização do usuário é uma ótima solução para diversas perguntas feitas diariamente.
Ao indicar empresas próximas, a experiência do usuário melhora, o que é bom para o Google, usuário e negócios!
Como o SEO local funciona?
Para falar do funcionamento do SEO local, precisamos voltar no tempo.
O ano é 2014! Foi nessa data que o Google focou mais na localização dos usuários, na atualização Pigeon, que ficou conhecida como “atualização em serviços locais”.
Assim, aumentou-se a valorização local nas pesquisas online. O principal objetivo, que se mantém até hoje, é o de melhorar a experiência de quem usa o Google.
Com o update, essas pessoas passaram a ser norteadas pelo algoritmo das localizações.
Atualmente, esse algoritmo entrega resultados partindo de 3 critérios:
- Proximidade: tem a ver com a distância entre usuário e empresa;
- Destaque: é a popularidade do seu site ou empresa na internet;
- Relevância: tem relação com as informações detalhadas do negócio.
Portanto, enquanto o SEO tradicional é focado em posicionar as empresas nos resultados de busca de maneira global ou nacional, o SEO local tem um viés da localização muito mais interessante para o que é regional.
Assim sendo, é extremamente necessário para negócios que possuem pontos físicos fortes e estratégicos, criando um ambiente propício para o omnichannel (integração de vários canais de venda).
É muito provável que você já tenha feito esse teste antes: pesquisar alguma coisa no Google.
Então, aparece uma lista de empresas e um mapa. Esse mapa foca em uma área específica, a área do usuário que pesquisou. E aí vem as “empresas de destaque”.
Esse é o ponto onde queremos estar! O Google vai pegar as informações das empresas e usar seu algoritmo para entregar os resultados.
Se o seu negócio está ali, provavelmente o número de usuários que vai chegar até você é grande. Essa é a importância do SEO local!
Por que fazer SEO local?
São muitas as vantagens de investir no SEO local, mesmo para as empresas que atuam fortemente no e-commerce.
Aqui neste tópico, descubra algumas delas.
Mais visibilidade na região
O primeiro benefício é o mais óbvio de todos: vencer os concorrentes locais. Lembra do exemplo do mecânico?
Pois é. O SEO local é uma ótima maneira de sair na frente e ser encontrado por mais motoristas e donos de veículos. Ou melhor, usuários.
Melhora da autoridade local
Outro ponto: a autoridade local. Estar bem posicionado no Google, entender de estratégias e posicionamento, vai mudar o jogo da sua loja.
Além de ser mais visto, também é interessante que você seja o mais confiável, conhecido e especialista no assunto.
Atração de novos consumidores
Estar nas primeiras posições do Google vai render novos clientes, saiba disso.
Portanto, temos mais uma boa razão para pensar no SEO local com carinho. Ao serem “atraídos” pela localização, a chance de eles visitarem sua loja aumenta, assim como as vendas.
Melhora a experiência do usuário
Aparecer na tela do celular de um futuro consumidor não é bom apenas por conta das vendas.
Mas, principalmente, por ser visto como uma solução de problemas. O que tem tudo a ver com responder às expectativas e melhorar a experiência do usuário.
Maior retorno sobre o investimento
Fazendo essa conta toda, aonde chegamos? No destino certo. Ou melhor, no maior retorno sobre investimento (ROI) porque essa é uma estratégia de marketing de baixo custo que gera muita efetividade para negócios locais. Sendo assim, é hora de aplicar!
Como fazer o SEO local?
Se tem um negócio em um grande centro urbano ou um pequeno bairro, não importa!
Neste momento, você já percebeu que marcar presença na internet é uma necessidade para ter um negócio escalável e o SEO local é uma das estratégias mais eficazes.
Para aplicá-la não existe receita de bolo pronta, mas tem etapas importantes:
- Google Meu Negócio;
- Informações detalhadas;
- Avaliações de usuários;
- Presença online;
- Conteúdo direcionado;
- Experiência do cliente.
Além disso, existem os fatores de rankeamento do Google, seja em elementos on-page, off-page ou comportamentais.
Isto é, dos títulos das páginas até uso de links, autoridades de domínio, avaliações dos usuários e tempo médio de permanência nas páginas.
Para aplicar a estratégia de maneira combinada e muito mais eficiente, conte com uma agência de alta desempenho.
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