Já ouviu falar em Growth Marketing? A expressão não é tão conhecida ainda, porém, já tem revolucionado muitas empresas, especialmente os e-commerces!
O motivo é bem simples: direciona as campanhas a partir da orientação de dados. É sobre testar, aprender e otimizar as estratégias, alcançando resultados melhores!
Assunto interessante para o seu negócio, não é verdade? Continue lendo e saiba mais sobre ele, incluindo o conceito e a implementação da metodologia em alguns passos.
O que é Growth Marketing?
O melhor jeito de explicar o que é Growth Marketing é a partir de um exemplo. Imagine uma loja virtual de roupas da moda feminina, ok?
Então, a aplicação desse método pode trazer os seguintes resultados a ela:
- Aumento das vendas com campanhas de e-mail marketing personalizadas;
- Redução de custos ao otimizar anúncios pagos visando o público certo;
- Melhora a experiência do cliente, a partir de um funil de vendas eficiente.
Ou seja, é uma metodologia que visa o crescimento acelerado e sustentável de uma empresa. E como faz isso é o seu grande diferencial frente a outros conceitos:
- Abordagem holística;
- Otimização do funil de vendas;
- Foco no customer experience.
O Growth Marketing atua em todas as etapas da venda, da atração de novos leads até a retenção dos clientes. No fim, permite transformar clientes em promotores da marca!
Qual é a diferença entre Growth Marketing e Growth Hacking?
Antes de continuar, vale a pena trazer essa reflexão porque são duas expressões que se confundem, ainda que tenham significados diferentes.
- Growth Marketing: abordagem ampla, da criação à implementação da estratégia;
- Growth Hacking: é focado em soluções criativas e rápidas para o curto prazo.
Logo, o primeiro usa dados e foca na otimização contínua, enquanto o outro é uma experimentação rápida, que busca soluções não convencionais.
Como funciona o Growth Marketing na loja virtual?
Pensando no crescimento acelerado das vendas a partir das informações, a metodologia sugere adaptabilidade e melhorias ao longo das ações.
Assim, o funcionamento acontece a partir da seguinte forma:
- Ideação: geração de novas ideias e hipóteses;
- Construção: desenvolvimento e implementação de ideias;
- Mensuração: coleta de dados e análise de resultados;
- Aprendizado: adaptação às estratégias a partir dos resultados.
Mas, obviamente, não é apenas sobre sentar-se em frente ao computador e escrever todos os insights que vieram à cabeça.
Há dicas e ferramentas que tornam esse processo muito mais realista e compatível com os interesses do seu público e as características do seu negócio.
Os profissionais de Growth Marketing
Na aplicação dessa metodologia, é preciso contar com vários profissionais capacitados a executarem as ações com habilidades diversas.
- Growth Marketer: responsável pela estratégia;
- Data Analyst: coleta, analisa e interpreta dados;
- Content Strategist: desenvolve e executa a estratégia de conteúdo;
- UX e UI Designer: criam interfaces e melhora a experiência do usuário;
- Performance Marketer: especialista em campanha paga;
- Product Manager: oferece valor ao cliente;
- Engineer / Developer: auxilia na implementação dos experimentos.
Isso prova que essa é uma área muito ampla e interdisciplinar, representando uma filosofia moderna no mundo dos negócios.
Dicas de como implementar o Growth Marketing
Alguns teóricos mencionam os pilares fundamentais do Growth Marketing. Isto é, passos fundamentais para a implementação da ideia. E trouxemos esses pilares aqui, leia!
Identifique o público-alvo
Saiba qual é o seu público-alvo e defina as personas. Isto é, crie uma ideia de quem seria o seu cliente ideal, a partir dos comportamentos dele.
O Google Analytics é um ótimo começo nessas descobertas sobre seus visitantes. Além disso, recomenda-se pesquisas de mercado.
Conheça os clientes em potencial
Com os dados, utilize tecnologias que geram dados realistas, tal qual o CRM. Ele é capaz de informar o histórico de compra e interagir com os clientes.
Nessa identificação, também é possível fazer pesquisas de satisfação e monitorar menções da sua marca nas redes sociais, como com o social listening.
Selecione as plataformas mais adequadas
Já tem a persona e conhece os clientes ideais? Agora é hora de pensar nos objetivos e isso exige a escolha de plataformas que se alinham a eles.
Faça testes em vários canais, combine funcionalidades, estude sobre integrações… Esse estudo é fundamental para oferecer a melhor experiência ao cliente.
Crie conteúdos de qualidade
Já ouviu dizer que o conteúdo é rei, certo? Então, crie um calendário editorial e planeje seus materiais com antecedência. São muitos temas relevantes ao seu público.
Pensar em formatos diferentes também ajuda: textos, vídeos, infográficos e assim por diante. Ah, a otimização SEO é super interessante!
Teste os resultados e melhore o ROI
Chegou a hora das métricas! Elas acompanham o sucesso de todas as ações de Growth Marketing, tais quais, Google Analytics e Google Ads.
O teste A/B permite ver quais versões são mais interessantes em anúncios e e-mails, por exemplo. E isso pode elevar muito sua taxa de conversão!
As melhores ferramentas para o Growth Marketing
No marketing digital, várias ferramentas são conhecidas e podem ser aplicadas às ideias e análises de resultados do Growth Marketing. Considere as principais:
- SEO: otimização para mecanismos de buscas, tal qual o Google;
- Marketing de conteúdo: materiais relevantes, visando o público-alvo;
- E-mail marketing: construção de relacionamento com os clientes;
- Redes sociais: interação com o público e promoção da marca;
- Anúncio pago: campanhas segmentadas em várias plataformas.
Agora, se você não sabe exatamente como usar essas ferramentas na aplicação desse método e obtenção dos benefícios… Fale com a Etraction!
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Integre o Growth Marketing ao funil de vendas!
Imagine este cenário: você sabe em qual etapa do funil o seu lead está. Então, isso facilita uma comunicação mais personalizada e assertiva, não é?
Agora, some nesse cálculo o Growth Marketing! Esse método pode impulsionar as suas vendas porque é focado no cliente.
Veja só alguns benefícios:
- + Geração de leads;
- + Conversão em vendas;
- + Retorno sobre o Investimento (ROI);
- + Melhor experiência do cliente;
- + Tomada de decisão.
Logo, ao otimizar esse processo por completo, as empresas crescem de maneira mais estratégica, rápida e sustentável, tornando o negócio escalável.