O que é Growth Marketing e como impulsionar seu e-commerce.

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Já ouviu falar em Growth Marketing? A expressão não é tão conhecida ainda, porém, já tem revolucionado muitas empresas, especialmente os e-commerces!

O motivo é bem simples: direciona as campanhas a partir da orientação de dados. É sobre testar, aprender e otimizar as estratégias, alcançando resultados melhores!

Assunto interessante para o seu negócio, não é verdade? Continue lendo e saiba mais sobre ele, incluindo o conceito e a implementação da metodologia em alguns passos.

O que é Growth Marketing?

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O melhor jeito de explicar o que é Growth Marketing é a partir de um exemplo. Imagine uma loja virtual de roupas da moda feminina, ok? 

Então, a aplicação desse método pode trazer os seguintes resultados a ela:

  • Aumento das vendas com campanhas de e-mail marketing personalizadas;
  • Redução de custos ao otimizar anúncios pagos visando o público certo;
  • Melhora a experiência do cliente, a partir de um funil de vendas eficiente.

Ou seja, é uma metodologia que visa o crescimento acelerado e sustentável de uma empresa. E como faz isso é o seu grande diferencial frente a outros conceitos:

O Growth Marketing atua em todas as etapas da venda, da atração de novos leads até a retenção dos clientes. No fim, permite transformar clientes em promotores da marca!

Qual é a diferença entre Growth Marketing e Growth Hacking?

Antes de continuar, vale a pena trazer essa reflexão porque são duas expressões que se confundem, ainda que tenham significados diferentes.

  • Growth Marketing: abordagem ampla, da criação à implementação da estratégia;
  • Growth Hacking: é focado em soluções criativas e rápidas para o curto prazo.

Logo, o primeiro usa dados e foca na otimização contínua, enquanto o outro é uma experimentação rápida, que busca soluções não convencionais.

Como funciona o Growth Marketing na loja virtual?

Pensando no crescimento acelerado das vendas a partir das informações, a metodologia sugere adaptabilidade e melhorias ao longo das ações. 

Assim, o funcionamento acontece a partir da seguinte forma:

  • Ideação: geração de novas ideias e hipóteses;
  • Construção: desenvolvimento e implementação de ideias;
  • Mensuração: coleta de dados e análise de resultados;
  • Aprendizado: adaptação às estratégias a partir dos resultados.

Mas, obviamente, não é apenas sobre sentar-se em frente ao computador e escrever todos os insights que vieram à cabeça. 

Há dicas e ferramentas que tornam esse processo muito mais realista e compatível com os interesses do seu público e as características do seu negócio. 

Os profissionais de Growth Marketing

Na aplicação dessa metodologia, é preciso contar com vários profissionais capacitados a executarem as ações com habilidades diversas. 

  • Growth Marketer: responsável pela estratégia;
  • Data Analyst: coleta, analisa e interpreta dados;
  • Content Strategist: desenvolve e executa a estratégia de conteúdo;
  • UX e UI Designer: criam interfaces e melhora a experiência do usuário;
  • Performance Marketer: especialista em campanha paga;
  • Product Manager: oferece valor ao cliente;
  • Engineer / Developer: auxilia na implementação dos experimentos.

Isso prova que essa é uma área muito ampla e interdisciplinar, representando uma filosofia moderna no mundo dos negócios.

Dicas de como implementar o Growth Marketing

Alguns teóricos mencionam os pilares fundamentais do Growth Marketing. Isto é, passos fundamentais para a implementação da ideia. E trouxemos esses pilares aqui, leia!

Identifique o público-alvo

Saiba qual é o seu público-alvo e defina as personas. Isto é, crie uma ideia de quem seria o seu cliente ideal, a partir dos comportamentos dele. 

O Google Analytics é um ótimo começo nessas descobertas sobre seus visitantes. Além disso, recomenda-se pesquisas de mercado.

Conheça os clientes em potencial

Com os dados, utilize tecnologias que geram dados realistas, tal qual o CRM. Ele é capaz de informar o histórico de compra e interagir com os clientes.

Nessa identificação, também é possível fazer pesquisas de satisfação e monitorar menções da sua marca nas redes sociais, como com o social listening.

Selecione as plataformas mais adequadas

Já tem a persona e conhece os clientes ideais? Agora é hora de pensar nos objetivos e isso exige a escolha de plataformas que se alinham a eles. 

Faça testes em vários canais, combine funcionalidades, estude sobre integrações… Esse estudo é fundamental para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Crie conteúdos de qualidade

Já ouviu dizer que o conteúdo é rei, certo? Então, crie um calendário editorial e planeje seus materiais com antecedência. São muitos temas relevantes ao seu público.

Pensar em formatos diferentes também ajuda: textos, vídeos, infográficos e assim por diante. Ah, a otimização SEO é super interessante!

Teste os resultados e melhore o ROI

Chegou a hora das métricas! Elas acompanham o sucesso de todas as ações de Growth Marketing, tais quais, Google Analytics e Google Ads.

O teste A/B permite ver quais versões são mais interessantes em anúncios e e-mails, por exemplo. E isso pode elevar muito sua taxa de conversão!

As melhores ferramentas para o Growth Marketing

No marketing digital, várias ferramentas são conhecidas e podem ser aplicadas às ideias e análises de resultados do Growth Marketing. Considere as principais:

  • SEO: otimização para mecanismos de buscas, tal qual o Google;
  • Marketing de conteúdo: materiais relevantes, visando o público-alvo;
  • E-mail marketing: construção de relacionamento com os clientes;
  • Redes sociais: interação com o público e promoção da marca;
  • Anúncio pago: campanhas segmentadas em várias plataformas.

Agora, se você não sabe exatamente como usar essas ferramentas na aplicação desse método e obtenção dos benefícios… Fale com a Etraction!

Somos especialistas em e-commerces e temos expertise nessas práticas! Entre em contato com um dos nossos consultores e dê o primeiro passo no Growth Marketing!

Integre o Growth Marketing ao funil de vendas!

Imagine este cenário: você sabe em qual etapa do funil o seu lead está. Então, isso facilita uma comunicação mais personalizada e assertiva, não é?

Agora, some nesse cálculo o Growth Marketing! Esse método pode impulsionar as suas vendas porque é focado no cliente. 

Veja só alguns benefícios:

  • + Geração de leads;
  • + Conversão em vendas;
  • + Retorno sobre o Investimento (ROI);
  • + Melhor experiência do cliente;
  • + Tomada de decisão.

Logo, ao otimizar esse processo por completo, as empresas crescem de maneira mais estratégica, rápida e sustentável, tornando o negócio escalável.

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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