Essa é uma plataforma de venda de produtos que representa uma ótima fonte de renda para os negócios. Por isso, é tão importante saber como vender no Mercado Livre!
Só que este é o lugar que muitas lojas desejam. A seguir, saiba o que é preciso para começar a vender no ML e descubra o que fazer visando se diferenciar da concorrência!
O que é Mercado Livre?
O Mercado Livre é uma plataforma de compra e venda das mais conhecidas no mundo, sendo que tem origem Argentina, mas é sediada no Uruguai.
Hoje, representa uma das melhores hipóteses para quem pretende atuar no comércio eletrônico de produtos, garantindo um bom relacionamento entre empresa e consumidor.
Em tese, é o maior marketplace da América Latina, com:
- Mais de 211 milhões de usuários;
- Vendedores de 18 países diferentes.
Além disso, permite uma grande variedade de itens, benefícios aos consumidores (como frete grátis) e facilidades para os vendedores (como Mercado Pago e Mercado Envios).
Se você não entendeu muito bem essa oportunidade, saiba que um marketplace é um lugar que se parece com um shopping virtual, onde há vários lojistas e muitos compradores.
Assim, é possível oferecer produtos e informar dados como: preço, frete, prazo de entrega e todas as características fundamentais da mercadoria.
Para quem visa aumentar a visibilidade na internet, esse é um tipo de marketing online, sendo que o Mercado Livre é uma chance de começar a vender mais.
Como anunciar no ML?
Quanto mais específico e informativo o seu anúncio for no Mercado Livre, maiores as chances de ser encontrado pelos usuários e realizar vendas.
Só que antes de trazer essas estratégias técnicas, como do SEO e copy, vale a pena considerar um breve passo a passo na criação dos primeiros anúncios.
A ideia aqui é resumir as principais etapas para você que quer saber como vender no Mercado Livre por meio da conta, veja.
1 – Criando uma conta no ML
A primeira etapa é criar a conta, o que acontece no botão de “crie sua conta” na página inicial. Então, é preciso seguir o roteiro e preencher todos os campos.
Você receberá um e-mail de confirmação e deverá validar nome e senha. Ah, vale lembrar que é possível criar o cadastro como pessoa física (CPF) ou empresa (CNPJ).
2 – Cadastrando os produtos no ML
Com a conta, é hora de começar a cadastrar os produtos, de eletrônicos a roupas. É importante fazer uma pesquisa no seu catálogo e descobrir os melhores itens para vender.
3 – Definindo os melhores preços
Além da escolha das mercadorias, modelos e tipos serão ofertados, também é interessante pensar no preço, considerando a concorrência e o lucro.
O ideal é encontrar um valor que traga lucro, de modo a fazer sentido para a sua empresa; mas que, ao mesmo tempo, desperte o interesse de quem vai comprar.
4 – Configurando os tipos de anúncios
Aí vem a etapa que mais gera dúvidas nas pessoas: como criar um anúncio no ML? Dentro da sua conta, basta ir em “vender” e “produtos”.
A partir disso, deve-se preencher todas as informações, do título à categoria, descrição, preço e fotos. É fundamental revisar esses dados para não gerar dúvidas nos clientes.
5 – Adicionando as informações de entrega
Agora, um ponto que pode ser desafiador no começo, mas que também pode se tornar oportunidade no futuro, especialmente, com a possibilidade do frete grátis ou desconto.
É importante fazer um estudo visando saber qual é o custo das entregas em várias partes do Brasil e sempre que houver chances, opte pelos benefícios, como no frete gratuito.
6 – Preenchendo os adicionais
Sabe o que são os adicionais dos produtos no ML? São informações específicas, como relacionadas às características técnicas, condições, garantias, acessórios e outros.
No caso de roupas, é fundamental que o seu anúncio traga dados como: medidas (altura e largura), marca, estilo e tecido, por exemplo. Isso aumenta muito a taxa de conversão.
7 – Escolhendo boas imagens
As imagens, principalmente fotos e vídeos, devem ser de alta qualidade a fim de oferecer a melhor experiência aos usuários que vão visitar seu anúncio.
Em algumas situações, vale a pena ter equipes profissionais, de modo a ter os melhores resultados, das fotografias ao tratamento digital. Usar boa iluminação é uma dica caseira.
8 – Detalhando as descrições de produtos
Quanto mais detalhes você trazer no seu produto, melhor para o consumidor saber se é aquilo que ele está procurando.
Além dessa parte descritiva informativa, é legal ter um título atrativo, que faz o seu produto se diferenciar entre outros e gerar mais tráfego. Usar a palavra-chave ajuda nisso.
9 – Publicando o anúncio no ML
Após todos esses passos, chegou a hora de fazer a ação, isto é, publicar no Mercado Livre. Então, revise tudo e escolha o tipo de anúncio, como clássico, premium ou destaque.
Por que vender no Mercado Livre?
Atualmente, a lista de vantagens de quem vende no ML é bem extensa. Ainda assim, existem aqueles que fazem brilhar os olhos de todos os vendedores.
Agora que você sabe como vender no Mercado Livre, descubra os principais motivos!
Variedade de mercadorias
O ML é um marketplace muito amplo, que possui quase todas as categorias imagináveis, abrindo espaço para marcas e vendedores. É como um shopping imenso!
Flexibilidade nos preços
Outro ponto interessante é que permite todos os tipos de preços, criando competitividade entre os lojistas, assim como permite usar percentuais variáveis nos lucros nas vendas.
Comodidade aos vendedores
Para quem vende, não há necessidade de ter uma grande estrutura online, bastando atentar-se às fotos em alta qualidade, descrições completas e organização dos anúncios.
Praticidade aos compradores
Do lado de quem compra, a vantagem é observar e comparar os mais diversos itens que estão anunciados ali. Sem contar que o processo de compra é rápido e descomplicado.
Segurança nos negócios
Ah, por falar em segurança, o ML é bom para ambos, vendedores e compradores, já que protege as compras a partir de um pagamento online seguro e avaliações.
Aprendeu como vender no Mercado Livre? É hora de impulsionar as vendas!
Após estes passos simples para quem queria saber como vender no Mercado Livre, vale mencionar algumas curiosidades sobre esse marketplace tão famoso.
A primeira é que a marca tem outros serviços que facilitam ainda mais os negócios, como:
- Mercado Pago (pagamentos);
- Mercado Envios (logística);
- Mercado Ads (publicidade).
Outra é que você pode contar com a Etraction, uma agência de marketing especializada no comércio eletrônico de produtos, com foco em anúncios no ML e muito mais.
Dê um passo a mais no seu negócio, destaque sua marca frente à concorrência, aumente as visitas nos anúncios e venda mais com a expertise de Marketplace Ads da Etraction!