E se o seu e-commerce tivesse um fluxo de visitantes maior? Melhor do que isso: e se esses visitantes fossem qualificados, de modo a estarem próximos das vendas?
Essas são as principais ideias da gestão de tráfego, que você vai conhecer com mais detalhes agora!
Afinal, o que é gestão de tráfego?
A gestão de tráfego faz parte do marketing digital, sendo uma estratégia determinante na atração de novos visitantes.
Portanto, faz muito sentido para alcançar resultados como:
- Aumento da visibilidade da sua marca,
- Melhor posicionamento na internet e
- Mais vendas, também.
Isso ajuda a entender porque todo negócio online precisa fazer a gestão de tráfego, seja para ampliar a marca no ambiente online ou para conhecer mais a fundo os consumidores.
Afinal, a técnica auxilia na mensuração dos dados e da própria estratégia, validando a atuação do marketing nas vendas e vice-versa.
Um dos pontos mais interessantes desse assunto é entender que existem várias formas de atrair clientes.
Por exemplo, por meio dos materiais criados para o seu público, com as estratégias SEO, com os anúncios pagos, por meio de um e-mail, WhatsApp e muito mais.
A gestão de tráfego tem o papel de auxiliar no uso de ferramentas, de modo a atingir o público-alvo de maneira assertiva.
Além disso, permite-se entender mais sobre produtos, suas demandas, os dados da marca, os melhores canais de comunicação, etc.
Como funciona e como fazer gestão de tráfego?
A área da gestão de tráfego é bastante ampla, sendo que podem existir várias funções executáveis nesse mesmo campo.
E entender as atividades pode te auxiliar nessa compreensão sobre como fazer o melhor gerenciamento. Veja alguns dos assuntos!
- Estudo do público-alvo;
- Segmentação avançada;
- Posicionamento da marca;
- Planejamento de marketing;
- Objetivação das campanhas;
- Escolha dos melhores canais;
- Conhecimento sobre ferramentas;
- Gerenciamento de relatórios e
- Ajustes, decisões e melhoramentos.
Para executar cada uma dessas missões com eficiência, uma ótima alternativa é contar com uma agência parceira que faça a engrenagem funcionar.
Para isso, valide a expertise e os resultados desse parceiro. No fim do artigo falaremos mais sobre isso.
Quais são os tipos de tráfego?
A gestão de tráfego envolve o gerenciamento dos usuários atraídos para a marca. Esse movimento pode acontecer a partir de vários caminhos.
Ou seja, são vários tipos de tráfegos possíveis e nos tópicos a seguir você conhece os principais deles.
- Tráfego pago: são propagandas veiculadas por meio de anúncios pagos, os ADS;
- Tráfego orgânico: atrai clientes de forma espontânea via conteúdos gratuitos;
- Tráfego de e-mail marketing: com o orgânico, atraindo leads do e-mail;
- Tráfego social: é focado na atração de usuários que vêm das redes sociais;
- Tráfego de referência: atrai visitantes por canais externos e influenciadores;
- Tráfego direto: quando o usuário acessa a sua marca diretamente pelo navegador.
Agora que vimos os tipos de tráfego, possivelmente, a sua pergunta é: qual é o melhor deles?
A verdade é que essas diferentes soluções podem ser integradas, isto é, usadas de maneira compartilhada, a fim de gerar os melhores resultados.
Como escolher os canais de tráfego?
A escolha do melhor ou melhores canais de tráfego vai depender das atividades mencionadas nos últimos tópicos, como o estudo do público-alvo.
Só que, além disso, também existem outros pontos que precisam ser considerados nesta conta, como:
- Orçamento: cada campanha planejada deve ter um controle de gastos e
- Objetivos: cada campanha precisa objetivar uma iniciativa bem alinhada.
Desse modo, o processo passa por um planejamento de anúncios e o acompanhamento das métricas, que pode acontecer por indicadores-chave.
A explicação está no fato de que diversas variáveis impactam nas campanhas, não sendo somente o investimento ou canal.
Já explicamos aqui no blog como melhorar a taxa de conversão. Algumas dicas são:
- Proposta de valor;
- Objeções;
- Copywriting;
- Experiência do usuário;
- Práticas SEO;
- CTAs (Call to Action) e
Essas indicações fazem parte da estrutura READY (Relevant, Engaging, Authoritative, Directional e Yield Optimal).
Ou seja, um tipo de checklist bastante interessante para quem quer obter mais conversão nos anúncios ADS.
Quais são os benefícios da gestão de tráfego?
Após toda essa contextualização, do conceito aos tipos de gestão de tráfego, chegou a hora de contarmos um pouco mais sobre os benefícios da estratégia.
Afinal, será que ela realmente é eficaz para o seu e-commerce? Vamos provar que sim, continue lendo.
Demanda qualificada
O que é melhor do que ter as pessoas certas dentro das suas páginas? Esse é um dos objetivos alcançados na gestão de tráfego: atrair usuários qualificados.
Ou seja, nem sempre é sobre volume, mas sobre qualidade. Os leads são potenciais clientes.
Aumento de vendas
A conta aqui é simples: com mais pessoas qualificadas, mais vendas devem acontecer na sua loja virtual.
Sendo assim, é praticamente uma consequência das boas técnicas usadas. Com tráfego relevante, mais usuários qualificados e mais vendas, também.
Autoridade da marca
Mais uma vantagem desse gerenciamento tem relação com a autoridade da marca.
Tecnicamente, isso é ótimo porque os mecanismos de buscas, como o Google, vão entender que você é uma referência no assunto. Isso traz mais visibilidade, por exemplo.
ROI mais relevante
ROI é o Retorno sobre Investimento. A sigla indica a assertividade de uma campanha. Ou seja, mostra o retorno que a marca conseguiu com determinadas estratégias.
E, no caso da gestão de tráfegos, é possível observar uma melhora no ROI geral do seu e-commerce.
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