A experiência digital dos usuários da sua loja virtual precisa estar centrada nos dispositivos móveis porque a maioria das compras acontece por esses meios.
A partir disso, vem o conceito de mobile first, uma estratégia que deve ser pensada desde o desenvolvimento de sites até as etapas seguintes.
E essa não é apenas uma tendência, mas uma necessidade dos lojistas online que querem aumentar a competitividade em um mercado tão acirrado, o online.
Nessa leitura, entenda o que é essa expressão e por que é tão importante no seu negócio!
O que significa mobile first?
O termo “mobile first” se refere a uma abordagem de design e desenvolvimento de sites em que a versão é priorizada.
Sim, de fato, é isso que você está pensando: a experiência do usuário (UX) de smartphones e tablets vem primeiro e, na sequência, a dos desktops.
O motivo disso é bem simples: dispositivos móveis representam a maioria do tráfego online.
A criação dessa metodologia surgiu como resposta à crescente utilização de smartphones e tablets na navegação na internet.
O que é interessante entender porque antigamente a criação de sites começava pela versão desktop, adaptando-os posteriormente aos celulares. Agora, acontece o contrário.
Por que investir em mobile first?
O investimento nessa estratégia não é simplesmente uma aposta, mas uma maneira moderna de se destacar na web.
A seguir, veja os motivos que levam as lojas virtuais a confiarem nesta ferramenta!
1 – A maioria das compras online acontece via mobile
A maioria das compras online ocorre por meio de dispositivos móveis. No Brasil, o uso de smartphones em compras no comércio eletrônico tem aumentado significativamente.
Essa tendência reforça a importância de ter um site otimizado.
Se as suas páginas e produtos não forem responsivos ou apresentar dificuldades durante a navegação em smartphones, você pode perder muitos potenciais clientes.
2 – Há uma grande melhora na experiência do usuário
A experiência do usuário é um dos fatores de sucesso de qualquer loja online.
Por exemplo, se a página demora para carregar, os visitantes abandonam o site e acessam plataformas concorrentes.
O design mobile first coloca a UX no centro, criando páginas rápidas, responsivas e funcionais, principalmente, em smartphones e tablets.
Na prática, considere que um design clean, menus de fácil acesso e botões intuitivos promovem interações fluidas e satisfatórias.
3 – Aumenta a taxa de conversão em dispositivos móveis
Outra das grandes vantagens é a melhoria nas taxas de conversão. Quando a loja é otimizada, ela proporciona agilidade e aumenta as chances de fechamento de vendas.
Isso ocorre porque o processo de compra torna-se intuitivo.
Outra dica que funciona super bem é eliminar obstáculos, entre eles, a dificuldade de preencher formulários ou a falta de visualização adequada dos produtos.
4 – O Google prioriza sites com mobile friendly
Recentemente, o Google anunciou que essa compatibilidade seria um fator de ranqueamento na pesquisa orgânica e SEO.
Desde então, tornou-se um critério fundamental no alcance das melhores posições nos resultados de busca.
Mais do que isso, quando não oferecem uma boa experiência em dispositivos móveis, tendem a ser penalizados pelo Google.
5 – É possível ter redes sociais e marketing conectados
O marketing digital não se limita apenas ao seu site. Hoje, as redes sociais desempenham um papel de grande relevância na geração de tráfego e vendas.
Ao ter um site mobile first, você garante que os links e anúncios compartilhados levarão os usuários a uma experiência simples e objetiva.
Essa integração direta entre redes sociais, marketing digital e a loja virtual é fundamental na maximização do retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas publicitárias.
6 – A publicidade tem um melhor custo-benefício
Quando as pessoas chegam em uma plataforma otimizada para mobile, a taxa de conversão tende a ser mais alta, melhorando o custo-benefício do anunciante.
Anúncios pagos em plataformas como Google Ads e Instagram Ads podem aumentar a confiança do usuário e incentivá-lo a realizar compras ou interações com a marca.
7 – Há uma tendência de crescimento dessa estratégia
A cada ano, o número de usuários de dispositivos móveis aumenta e as preferências dos consumidores por uma navegação eficiente também.
Por isso, muitas inovações tecnológicas surgem a fim de acompanhar o movimento, por exemplo, o 5G e a inteligência artificial (IA).
O resultado é óbvio: o uso de celulares e smartphones será cada vez mais relevante.
As ferramentas de otimização de mobile first para conhecer
A otimização deve ser contínua, ao passo que o uso de ferramentas é uma parte da rotina dos desenvolvedores e outros profissionais. Veja algumas!
Google PageSpeed Insights
Ela é gratuita e oferecida pelo Google, que realiza uma análise detalhada do desempenho de sites, mostrando dados:
- Tempo de carregamento das páginas;
- Acessibilidade do conteúdo;
- Dicas para melhorar a velocidade;
- Experiência geral do usuário.
Uma recomendação é otimizar imagens, reduzir a quantidade de código ou ajustar o tempo de resposta do servidor, fatores determinantes quando se quer ter mais agilidade.
Test My Site
Outra ferramenta desenvolvida pelo Google, o Test My Site é voltada especificamente em testes da experiência móvel.
Além disso, permite comparar seu desempenho com o de outros sites do mesmo segmento, fornecendo insights sobre como sua página se posiciona em relação à concorrência.
BrowserStack
O BrowserStack oferece uma solução robusta, permitindo que você visualize design e funcionalidade em várias versões de navegadores.
O que acaba sendo um diferencial, já que é possível testar uma gama de dispositivos, desde versões antigas até modelos mais novos de smartphones e tablets.
Lighthouse
Integrado ao Chrome DevTools, é uma opção automatizada que gera relatórios detalhados sobre diversos aspectos, incluindo seu desempenho em dispositivos móveis.
Também analisa questões de acessibilidade, as melhores práticas de SEO e a segurança. Essa visão holística garante os melhores resultados.
Como minha loja virtual pode investir em mobile first?
Agora que você já entendeu a importância desse assunto, a pergunta é: como a sua loja virtual pode se beneficiar disso?
Afinal, existem passos básicos nesse método. O design minimalista é um deles, já que a tela do celular é menor e, portanto, é preciso ter uma comunicação limpa.
Mas, obviamente, não é só isso. Também vale a pena validar o tempo de carregamento das páginas, o posicionamento SEO e o impacto do tráfego.
Desse modo, na hora de implementar uma estratégia eficaz, é fundamental contar com uma agência ou especialista que compreenda o mobile first.
A Etraction é especialista em estratégias digitais e pode ajudar a otimizar seu site para dispositivos móveis, garantindo uma estrutura técnica eficiente.
Isso favorece o ranqueamento nos motores de busca e maximiza a experiência do usuário.
Se sua loja virtual ainda não está otimizada ou quer melhorar essa relação com o consumidor, essa é a melhor hora de fazer a mudança e aproveitar as vantagens!
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