Link building: o que é e a importância para seu site.

Botão de Link Building
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Saber construir uma estratégia com link building pode mudar o jogo do seu negócio.

Esse tipo de apontamento para um site influencia e melhora a popularidade dele nos mecanismos de buscas, como o Google.

Também traz a vantagem de aumentar a geração de tráfego.

Fundamental para empresas decolarem na internet, o uso de link mudou aos longos dos anos.

Neste blog, atualize-se sobre o funcionamento desse recurso. E veja também as melhores dicas para aplicar a estratégia, evitando os erros que podem gerar penalizações.

O que é link building

Botão de Link Building

O link building é uma das ações do SEO (Search Engine Optimization), importante para aumentar a visibilidade para as marcas no ambiente digital.

Faz isso com o apontamento de links para o site, blog ou página; quando outras empresas recomendam o seu conteúdo.

A conta é simples: quando plataformas terceiras indicam o seu domínio, os buscadores entendem que a sua marca é forte, com relevância e autoridade no assunto.

Só que para ter bons resultados com essa prática, é preciso entender exatamente como ela funciona.

Neste caso, considere que o Google, assim como Bing e outros buscadores, fazem uma leitura aprofundada das publicações.

O objetivo é entender, por meio de links e dados, quais delas devem aparecer primeiro nas suas páginas de respostas de palavras-chave.

Essa métrica, Domain Rating (DR), tem uma pontuação. Conforme a Conversion, a média de autoridade de domínio para aparecer na primeira página é 70.

Então, quanto mais links direcionarem para seu site, melhor essa taxa e mais chances de estar no topo do Google.

Como fazer link building

Construir uma estratégia de link building não é complicado, mas tampouco fácil quanto muita gente pensa.

Requer conhecimento e consistência, considerando ser focada no longo prazo.

Separamos algumas recomendações que podem fazer a diferença no sucesso dela.

Link Juice

Acontece quando um domínio aponta autoridade para outro.

É uma espécie de transferência, que ocorre por meio de hiperlinks.

Se isso acontece, claro que o Google vai entender que aquele site que recebeu a indicação é um especialista no assunto.

Para isso, é interessante pensar em backlinks (links de um site para outro) de domínios diferentes.

O motivo é claro: há uma reafirmação da potencialidade de autoridade de tal página.

Portanto, para concluir esse primeiro tópico, saiba que diversificar é importante.

Prospecção

O segundo ponto que nos interessa é a prospecção dos backlinks. Afinal, um campeonato não se ganha sozinho.

Então, uma ideia é fazer parcerias com marcas do mesmo público, de modo a atribuir links.

Isso costuma acontecer via assessorias ou co-marketing.

Redirecionamento

A última dica, mas extremamente importante, é sobre a recuperação e o redirecionamento de links quebrados.

A recomendação é acompanhar de perto os backlinks.

Sempre que for necessário, solicite um ajuste imediato. Há várias ferramentas SEO que ajudam nisso.

Como não fazer link building

Também é importante trazer os cuidados para evitar que se use a estratégia de forma equivocada e, até mesmo, prejudicial para a marca.

Especialmente, se você acha que basta contratar um influenciador e pedir para divulgar seus links.

Quando há falta de expertise no assunto, erros como esses acontecem e custam muito caro para a credibilidade do site.

O primeiro exemplo é a compra e a venda de links. O Google condena a prática.

Essa pode até ser uma novidade para você, mas é real: guest posts. É isso mesmo.

Eles eram comuns até algum tempo, mas hoje esses espaços escritos por terceiros geram muito spam no resultado de busca. E, também, não é uma indicação legitima.

Mais uma dica do que não fazer: releases aleatórios. O envio desses materiais para que outros domínios publiquem o material pode ser um tiro no pé.

Tanto é que não é recomendado pelos buscadores. O release pode existir, mas deve ser seletivo.

A importância do link building para um site

Para comprovar a importância da estratégia do link building, vamos dar um pequeno passo para trás.

Em 1997, o Google decidiu utilizar os links como critério para entender a confiabilidade e a relevância de um site ou blog.

A partir disso, muita coisa mudou. Hoje, os links são vistos como recomendações.

Para ficar mais fácil entender, é como se cada link direcionado para o seu site fosse um voto de confiança dado ao Google.

Então, quanto mais votos, maior a chance de vencer os outros candidatos.

Mas, obviamente, nesse caso, não se trata somente de quantidade de votos. E, também, da qualidade dele.

Esse cuidado foi tomado pelo Google logo que percebeu que estava se criando um tipo de comércio de links. Por isso, vale a pena os cuidados vistos acima.

Para se ter uma ideia, em 2012 surgiu o Penguin, um algoritmo do Google que identificava conteúdos de baixa qualidade e links não-naturais.

Agora, essa tentativa de manipulação, chamada de black hat, é passível de punição.

Por outro lado, quem aplica de forma genuína alcança benefícios. Afinal, torna-se um forte concorrente a ter o reconhecimento dos buscadores.

O que eles querem é um site com domínios de referência, qualidade e boa reputação. É isso que o link building permite.

Os benefícios do link building

Até aqui vimos que essa é uma estratégia que pode dar muito certo desde que se tome os devidos cuidados na aplicação.

Mas, de que forma podem mudar o jogo? Continue lendo e descubra quais os principais benefícios do link building.

Aumento de tráfego

O uso de links qualificados permite como principal resultado positivo o aumento de tráfego.

O que colabora até mesmo com o inbound marketing, que tem o viés de atrair o público para a sua marca.

Logo, seus clientes chegarão até você com mais confiança.

Maximização das vendas

A vantagem direcionada para a questão comercial tem muito a ver com o poder de conversão dessa estratégia.

Os links não garantem vendas, é verdade. No entanto, aumentam a visibilidade e autoridade, gerando mais oportunidades.

Mais autoridade

Neste caso, a grande vantagem está em ser impactante na hora da compra, auxiliando o público na sua decisão.

O nível de confiabilidade de um domínio muda quando ele recebe vários direcionamentos.

Logo, tanto o Google quanto o público aprovam essa notoriedade.

Custo-benefício

O marketing digital é uma das formas mais inteligentes de investir hoje em dia. O que tem a ver com o custo-benefício.

Os links fazem parte do tráfego orgânico, permitindo que clientes alcancem a marca sem grandes investimentos. Para validar, sempre avalie os dados.

Invista na estratégia de link building

Como vimos neste blog, o link building é um dos fatores de classificação usado pelos mecanismos de buscas.

Portanto, estão ligados ao SEO, isto é, o posicionamento das páginas no Google, Bing e assim por diante.

A dica final é investir nessa estratégia com sabedoria. Ou seja, de forma pontual e cuidadosa para que os resultados sejam positivos e não com efeitos-colaterais.

Na dúvida, fale com quem entende do assunto e garanta os benefícios do link building.

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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