ROI: o que é e como calcular essa métrica?

Imagem de papel escrito ROI
Conteúdo do post

Na internet, uma das características mais interessantes de investir no marketing digital é que dá para calcular o ROI. Mas, o que é o ROI?

O Retorno sobre o Investimento avalia o desempenho do investimento, mostrando o retorno em relação ao valor investido.

A conta é simples: receita menos custos dividido pelo custo. O percentual indica se as campanhas online são assertivas ou se precisam melhorar.

Logo, é uma forma muito interessante de analisar dados no marketing – seja do negócio ou das ações.

Para saber se sua empresa está perdendo ou ganhando dinheiro, continue lendo. 

O que é ROI

Imagem de papel escrito ROI

Entender o que é ROI tem grande importância porque essa métrica indica um dos melhores parâmetros para anúncios digitais – ainda que não seja a única.

O indicador avalia se as iniciativas estão gerando retorno positivo, como nas vendas de um e-commerce.

O ROI é mensurado em percentual e vai de -100% até um número infinito.

Do prejuízo ao lucro, esse tipo de análise é fundamental para validar os investimentos que estão sendo feitos.

E, obviamente, quanto maior o percentual, melhor para o negócio.

Ainda sobre o conceito de ROI, é importante lembrar que dados são diferentes de informações.

Ao obter um relatório, o ideal é selecionar o que é útil e importante para melhorar as campanhas, as vendas e, tão logo, o faturamento.

Veja como interpretar dados para melhorar os resultados no e-commerce

Além disso, esses documentos são guias para direcionar os próximos passos e não apenas para provar resultados.

Enquanto curtidas, visualizações e impressões parecem ser interessantes; considere que é o ROI pode impactar, de fato, nas futuras vendas.

A importância do ROI

Uma das características do ROI no marketing digital é que se aplica a diferentes investimentos, canais, campanhas, eventos e outros.

De modo que se torna relevante até mesmo para investidores que avaliam o quanto ganharão em um determinado investimento.

Logo, dar atenção a essa métrica faz sentido para planejar melhor as campanhas a partir dos possíveis resultados.

É possível, ainda, comparar e criar expectativas com base em outras realizações feitas anteriormente. Ou, até, validar o tempo necessário para retorno.

De maneira simples, podemos dizer que o ROI permite que as empresas:

  • Entendam a lucratividade do negócio,
  • Mensurem os resultados de vários canais,
  • Atraiam novos investidores,
  • Planejem as metas com base em dados e
  • Tenham clareza no tempo de retorno.

É curioso observar que o ROI impacta em outras áreas, como na motivação das equipes.

O bom desempenho pelos projetos criados e a busca constante por melhorias é positiva para alcançar voos cada vez mais altos.

O que respalda também na cultura da empresa.

E não seria exagero dizer que o ROI é um indicador que prevê um olhar mais analítico, focado em resultados e na tomada de decisões.

Logo, são características que podem fazer parte de uma cultura organizacional forte.

Como calcular o ROI

A fórmula do ROI é: receita menos o custo dividido pelo custo.

Por exemplo, um e-commerce que investe R$ 80 mil em uma campanha e tem R$ 120 mil de receita terá ROI de 50%, sendo:

  • ROI = 120.000 – 80.000 / 80.000
  • ROI = 40.000 / 80.000
  • ROI = 0,5 [*100]
  • ROI = 50%

O que se recomenda, no entanto, é que se faça essa conta do ROI com foco em determinados investimentos e avaliando outros itens, como prazos e custos.

Veja isso nesses dois exemplos:

  • Investimento de R$ 1 mil em Ads: R$ 2 mil em vendas em 30 dias
  • Investimento de R$ 1 mil em Ads: R$ 1,5 mil em vendas em 90 dias

Ao mudar as variáveis, os resultados mudam também. Logo, no primeiro investimento, tivemos um ROI de 100% em um único mês.

Já na outra avaliação, podemos ver um ROI de 50% em um período 3 vezes maior.

Entre as variáveis, outros fatores que afetam os resultados do ROI são:

  • Tamanho da empresa,
  • Margem de lucro,
  • Tempo de investimento e
  • Estratégia usada.

Dessa forma, quanto mais exponenciais as informações acima, maiores as chances de um bom ROI.

Por exemplo, quanto mais tempo de investimento, mais possibilidades de um bom retorno.

E a escolha das melhores estratégias faz toda diferença no resultado, também. 

Limitações do ROI

Agora, um ponto necessário! É um alerta com relação às limitações do ROI.

Isso porque a métrica, usada para tomar decisões, tem alguns pontos que são discutíveis.

Assim, quanto mais claros forem, mais realistas serão os resultados.

Custos

A conta do ROI considera os custos do investimento. Porém, nem sempre é fácil conseguir encontrar esses valores de forma precisa.

Tempo

O cálculo do ROI não considera o momento que acontecem os custos. Por isso, o melhor resultado pode ser no curto ou longo prazo.

Oportunidade

No ROI também não dá para considerar o custo de oportunidade do investimento. Ou seja, o dinheiro que seria ganho em outras situações.

Riscos

O ROI não calcula o risco envolvido no investimento. Ao passo que é preciso atenção porque nem todo investimento alto terá um retorno alto.

Externo

Os fatores externos, como as mudanças do mercado, na logística ou na política dos anúncios; podem afetar o desempenho dos investimentos.

Impacto

Por fim, saiba que o ROI se concentra nos fatores financeiros e não tem outros impactos, como social ou ambiental.

Como melhorar o ROI? Com investimentos mais assertivos

Há vantagens e limitações no ROI. Para equilibrar os pratos, o ideal é fazer investimentos mais assertivos e, consequentemente, ter um ROI muito melhor.

Para vencer esse desafio, a criação de estratégias de marketing digital ganha muita relevância.

Por exemplo, ela precisa considerar fatores como:

Uma dica muito interessante é a de relacionar o ROI com o CRO (Otimização da Conversão).

Isso porque cada anúncio ou campanha ruim pode minar com seus investimentos.

Mas, ao melhorar a taxa de conversão, também melhoramos o ROI.

O CRO traz aumento de lucro, mais chance de investir em tráfego pago e mais flexibilidade para as ações.

Tudo isso permite o aumento do ROI. Afinal, ao melhorar a taxa de conversão, esse retorno sobre o investimento segue o mesmo caminho.

Se a sua empresa tem dúvidas sobre geração de leads, vendas rápidas, segmentação das campanhas, retargeting, lista de e-mails ou não sabe com qual investimento começar; fale com nossos especialistas.

Temos experiência para fazer o seu negócio decolar!

Picture of Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

Compartilhe este conteúdo

Categorias

Veja também

Inscreva-se em nossa newsletter para receber novidades e promoções exclusivas.