Na internet, uma das características mais interessantes de investir no marketing digital é que dá para calcular o ROI. Mas, o que é o ROI?
O Retorno sobre o Investimento avalia o desempenho do investimento, mostrando o retorno em relação ao valor investido.
A conta é simples: receita menos custos dividido pelo custo. O percentual indica se as campanhas online são assertivas ou se precisam melhorar.
Logo, é uma forma muito interessante de analisar dados no marketing – seja do negócio ou das ações.
Para saber se sua empresa está perdendo ou ganhando dinheiro, continue lendo.
O que é ROI
Entender o que é ROI tem grande importância porque essa métrica indica um dos melhores parâmetros para anúncios digitais – ainda que não seja a única.
O indicador avalia se as iniciativas estão gerando retorno positivo, como nas vendas de um e-commerce.
O ROI é mensurado em percentual e vai de -100% até um número infinito.
Do prejuízo ao lucro, esse tipo de análise é fundamental para validar os investimentos que estão sendo feitos.
E, obviamente, quanto maior o percentual, melhor para o negócio.
Ainda sobre o conceito de ROI, é importante lembrar que dados são diferentes de informações.
Ao obter um relatório, o ideal é selecionar o que é útil e importante para melhorar as campanhas, as vendas e, tão logo, o faturamento.
– Veja como interpretar dados para melhorar os resultados no e-commerce
Além disso, esses documentos são guias para direcionar os próximos passos e não apenas para provar resultados.
Enquanto curtidas, visualizações e impressões parecem ser interessantes; considere que é o ROI pode impactar, de fato, nas futuras vendas.
A importância do ROI
Uma das características do ROI no marketing digital é que se aplica a diferentes investimentos, canais, campanhas, eventos e outros.
De modo que se torna relevante até mesmo para investidores que avaliam o quanto ganharão em um determinado investimento.
Logo, dar atenção a essa métrica faz sentido para planejar melhor as campanhas a partir dos possíveis resultados.
É possível, ainda, comparar e criar expectativas com base em outras realizações feitas anteriormente. Ou, até, validar o tempo necessário para retorno.
De maneira simples, podemos dizer que o ROI permite que as empresas:
- Entendam a lucratividade do negócio,
- Mensurem os resultados de vários canais,
- Atraiam novos investidores,
- Planejem as metas com base em dados e
- Tenham clareza no tempo de retorno.
É curioso observar que o ROI impacta em outras áreas, como na motivação das equipes.
O bom desempenho pelos projetos criados e a busca constante por melhorias é positiva para alcançar voos cada vez mais altos.
O que respalda também na cultura da empresa.
E não seria exagero dizer que o ROI é um indicador que prevê um olhar mais analítico, focado em resultados e na tomada de decisões.
Logo, são características que podem fazer parte de uma cultura organizacional forte.
Como calcular o ROI
A fórmula do ROI é: receita menos o custo dividido pelo custo.
Por exemplo, um e-commerce que investe R$ 80 mil em uma campanha e tem R$ 120 mil de receita terá ROI de 50%, sendo:
- ROI = 120.000 – 80.000 / 80.000
- ROI = 40.000 / 80.000
- ROI = 0,5 [*100]
- ROI = 50%
O que se recomenda, no entanto, é que se faça essa conta do ROI com foco em determinados investimentos e avaliando outros itens, como prazos e custos.
Veja isso nesses dois exemplos:
- Investimento de R$ 1 mil em Ads: R$ 2 mil em vendas em 30 dias
- Investimento de R$ 1 mil em Ads: R$ 1,5 mil em vendas em 90 dias
Ao mudar as variáveis, os resultados mudam também. Logo, no primeiro investimento, tivemos um ROI de 100% em um único mês.
Já na outra avaliação, podemos ver um ROI de 50% em um período 3 vezes maior.
Entre as variáveis, outros fatores que afetam os resultados do ROI são:
- Tamanho da empresa,
- Margem de lucro,
- Tempo de investimento e
- Estratégia usada.
Dessa forma, quanto mais exponenciais as informações acima, maiores as chances de um bom ROI.
Por exemplo, quanto mais tempo de investimento, mais possibilidades de um bom retorno.
E a escolha das melhores estratégias faz toda diferença no resultado, também.
Limitações do ROI
Agora, um ponto necessário! É um alerta com relação às limitações do ROI.
Isso porque a métrica, usada para tomar decisões, tem alguns pontos que são discutíveis.
Assim, quanto mais claros forem, mais realistas serão os resultados.
Custos
A conta do ROI considera os custos do investimento. Porém, nem sempre é fácil conseguir encontrar esses valores de forma precisa.
Tempo
O cálculo do ROI não considera o momento que acontecem os custos. Por isso, o melhor resultado pode ser no curto ou longo prazo.
Oportunidade
No ROI também não dá para considerar o custo de oportunidade do investimento. Ou seja, o dinheiro que seria ganho em outras situações.
Riscos
O ROI não calcula o risco envolvido no investimento. Ao passo que é preciso atenção porque nem todo investimento alto terá um retorno alto.
Externo
Os fatores externos, como as mudanças do mercado, na logística ou na política dos anúncios; podem afetar o desempenho dos investimentos.
Impacto
Por fim, saiba que o ROI se concentra nos fatores financeiros e não tem outros impactos, como social ou ambiental.
Como melhorar o ROI? Com investimentos mais assertivos
Há vantagens e limitações no ROI. Para equilibrar os pratos, o ideal é fazer investimentos mais assertivos e, consequentemente, ter um ROI muito melhor.
Para vencer esse desafio, a criação de estratégias de marketing digital ganha muita relevância.
Por exemplo, ela precisa considerar fatores como:
- Identificação de todos os resultados,
- Manutenção de uma base engajada,
- Objetivos claros para todas as campanhas e
- Avaliação de outros indicadores.
Uma dica muito interessante é a de relacionar o ROI com o CRO (Otimização da Conversão).
Isso porque cada anúncio ou campanha ruim pode minar com seus investimentos.
Mas, ao melhorar a taxa de conversão, também melhoramos o ROI.
O CRO traz aumento de lucro, mais chance de investir em tráfego pago e mais flexibilidade para as ações.
Tudo isso permite o aumento do ROI. Afinal, ao melhorar a taxa de conversão, esse retorno sobre o investimento segue o mesmo caminho.
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