O que é CPC: importância e como calcular!

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Saber o que é CPC vai permitir que a sua loja virtual alcance mais vendas porque essa métrica possibilita avaliar o desempenho das campanhas de mídia paga.

A partir das informações coletadas, os gestores e empreendedores podem tomar decisões mais inteligentes e assertivas, aumentando a competitividade do negócio.

E não é apenas isto! Entre as vantagens, também está a chance de reduzir custos com anúncios, a partir da análise de retorno do investimento (ROI).

Seja para aprimorar a experiência do usuário que vê a campanha ou para escolher canais de divulgação mais adequados, o CPC é um dado que deve ser conhecido e usado.

Continue lendo para saber o que é CPC, como calcular e usar na sua loja virtual.

O que é CPC (Custo por Clique)?

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A explicação sobre o que é CPC começa pela definição do termo: Custo por Clique. Mas, o que isso significa no marketing digital, isto é, para que serve?

O CPC é uma métrica interessante por informar o valor pago pelo anunciante para cada clique que o seu anúncio recebe. Ou seja, diz muito sobre o sucesso da campanha!

Ele é usado, principalmente, nas campanhas de mídia paga e seus resultados ajudam a entender mais do que é importante ao criar esses anúncios.

Um ponto importante é considerar que as plataformas que realizam tais ações fazem um tipo de “leilão” para determinar o valor de cada clique.

Essa variação vai depender, portanto, de alguns fatores, como das palavras-chave. Ao passo que quando são concorridas, então, possuem um custo maior.

CPC e CPM

Dada a explicação do que é CPC, outra métrica do marketing pago é o CPM (Custo por Mil impressões). E aqui também é fácil entender o conceito.

Enquanto o CPC tem a ver com os cliques recebidos, o CPM é uma média que considera cada 1 mil impressões de anúncios, independentes de cliques. Logo:

  • CPC é baseado em cliques;
  • O CPM é baseado em impressões.

As impressões são a visibilidade com que o anúncio foi exibido, sem se importar com a ação, isto é, o clique. O que pode ser interessante dependendo do objetivo da campanha.

Em ambos os casos, sempre vale a pena avaliar o retorno dos investimentos.

Quais os fatores que influenciam o CPC?

Durante a leitura, mencionamos alguns dos principais fatores que impactam no custo dessa métrica, de modo que o CPC pode ser mais caro ou mais barato para o anunciante.

Agora, vamos pontuar os 3 principais, que mais influenciam nesse custo:

  1. Palavra-chave: termos mais concorridos são mais caros;
  2. Relevância: anúncios mais relevantes têm CPC mais baixo;
  3. Índice de Qualidade (IQ): IQ elevado resulta em CPC mais acessível. 

Eles impactam diretamente em vários pontos das lojas virtuais, como no aumento de tráfego qualificado e o fortalecimento da marca no mercado.

A importância do CPC para lojas virtuais

Para as lojas virtuais, o CPC é fundamental porque mede o valor pago por cada clique. Logo, permite otimizar campanhas e melhorar o retorno dos investimentos.

Assim, atua diretamente em um ciclo que passa por:

  1. Tomadas de decisões mais inteligentes;
  2. Campanhas mais eficientes;
  3. Aquisição de clientes;
  4. Ganho de competitividade.

Mas, para chegar nesses resultados, é preciso criar soluções mais focadas na persona, a partir de um planejamento que considere o melhor custo-benefício. 

E, falando nisso, vamos ver agora sobre os cálculos e as médias do CPC no Brasil.

Como calcular o CPC?

Para fazer o cálculo do CPC, basta dividir o custo total da campanha pelo número de cliques. Logo, temos o custo médio dos anúncios, a partir da interação que gerou.

Quer ver um exemplo? Imagine um anúncio de R$ 200 que teve 100 cliques. Agora, calcule: R$ 200 / 100 = R$ 2. Ou seja, conforme o CPC, o anunciante pagou R$ 2 por clique.

No entanto, vale lembrar que um CPC mais alto não garante, com total confiabilidade, que os anúncios vão gerar mais tráfego para um site ou ações dos usuários. 

Isso se deve ao “leilão” que acontece nas plataformas e, também, aos fatores que impactam no CPC, das palavras-chave ao mercado, tipos de produtos, entre outros.

Qual a média de valores do CPC?

Outra pergunta que faz todo sentido é sobre a média de valor do CPC porque falamos muito sobre aumentar ou diminuir o custo, mas sem citar qualquer exemplo. 

A questão é que o valor do CPC vai depender do “leilão” e, portanto, das análises que cada plataforma faz, considerando a relevância do tema, o mercado e diversas questões.

Separamos as médias para cada plataforma, veja!

Redes sociais

As redes sociais são bem disputadas pelas empresas e tem como principais fatores de decisão de custo o público-alvo, o interesse e o tipo de anúncio.

A média é mais baixa do que os mecanismos de buscas, como o Google. No entanto, tem variação maior porque não é apenas sobre estar na primeira posição.

Então, a média de CPC das redes sociais é de R$ 0,20.

Mecanismos de buscas

Nos mecanismos de buscas, temos o CPC determinado pelos próprios anunciantes. Assim, o leilão é a partir de “lances” e o valor mais alto tem o anúncio nas melhores posições.

São muitas médias que podem ser mencionadas aqui, especialmente com relação à palavra-chave que direciona o anúncio no Google ou em outros sites. 

No Brasil, a média do CPC para os mecanismos de buscas é de R$ 2

Outras plataformas

Existem outras opções além do Google e do Instagram, isto é, dos buscadores e redes sociais, como os e-mails, displays, Youtube e assim por diante.

Aqui, a variação se dá principalmente pelo tipo de plataforma e público. E as médias variam bastante, também. 

  • E-mail: R$ 0,50 a R$ 5;
  • Display: R$ 0,20 a R$ 5;
  • Youtube: R$ 6 a R$ 12.

Como diminuir o CPC do anúncio?

Após toda essa leitura, a sua pergunta é: como diminuir o CPC de um anúncio, será que tem técnicas para isso? Uma ótima ideia é melhorar a taxa de conversão.

Ou seja, o anúncio precisa ser “clicável”. Então, pergunte-se o que fará com que os usuários tenham a ação de clicar e ser levado para outra página? 

Existem algumas estratégias que funcionam muito bem, como:

  • Ter uma boa proposta de valor;
  • Antecipar as objeções dos clientes;
  • Trazer a melhor experiência do usuário;
  • Usar técnicas copywriting e práticas SEO;
  • Aplicar os incentivos às ações (CTAs);
  • Realizar os testes A/B.

Se quiser saber todos os detalhes de cada uma dessas dicas, leia este outro blog. Nele, explicamos tudo sobre o que é e como melhorar a taxa de conversão de anúncios.

Miguel Gustavo

Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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