O que é CTR: como calcular e aumentar a taxa.

o que é CTR
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Saber o que é CTR não é complicado: uma métrica que indica o número ou percentual de cliques em campanhas. Mas, a pergunta certa é: o que fazer para aumentar essa taxa?

Foi para responder essa pergunta que criei este blog. Continue a leitura para avaliar não apenas o conceito, mas também o cálculo e os fatores que impactam no resultado.

O que é CTR?

o que é CTR

CTR é a sigla de Click Through Rate ou Taxa de Cliques, uma métrica muito importante no marketing digital porque permite a criação e otimização de campanhas mais assertivas.

É essa definição usada por Neil Patel: “métrica fundamental para avaliar quais anúncios têm bom desempenho e quais devem ser otimizados”.

Então, imagine uma ação feita considerando suas mais variadas nuances, do planejamento ao plano de ações minucioso. Aí vem a questão: como analisar os resultados?

O CTR é um dos indicadores, isto é, uma das respostas baseadas em dados para analisar e tomar decisões. Com ele, é possível saber como uma peça está performando.

Se o CTR é alto, há a indicação de que o conteúdo é considerado muito interessante para o público-alvo e, portanto, as chances de posicionamento e vendas são maiores!

Mas, se essa taxa é baixa, há um impacto grande no CPC, que é o quanto o anunciante está pagando por cada clique que recebe. Logo, quanto menor o CTR, maior o CPC.

Qual a importância do CTR?

Já falamos muito da importância do CTR, mas vamos retomar e adicionar um ingrediente a mais nesse contexto. Vamos lá:

  1. CTR é uma métrica que permite avaliar campanhas;
  2. Assim, dá para melhorar aquelas que estão rodando;
  3. E criar novas versões, ainda melhores, em outros casos.

Esse “melhorar as campanhas” é subir a taxa de conversão, ou seja, tornar os anúncios do Google e redes sociais mais clicáveis para as pessoas, ótimo para aumentar as vendas.

Porém, ao mesmo tempo, ela também atua no:

  • Ranqueamento das páginas nas pesquisas orgânicas (SEO);
  • Índice de Qualidade dos anunciantes online (Google Ads, Meta Ads, etc).

Ou seja, aumenta a chance de seu produto estar bem posicionado e ser mais atraente para o clique. A partir disso, você sabe qual é o ciclo: mais cliques e mais vendas!

Antes de terminar, ainda vem um tipo de “resultado-final”: redução de custos nas campanhas. Afinal, indica que o anúncio apareceu menos vezes para gerar muitos cliques.

Como calcular o CTR?

O cálculo do CTR não é segredo para ninguém, sendo que basta dividir o número de cliques dos anúncios pelas impressões – quantidade de vezes exibida para os usuários.

Logo: número de cliques / impressões.

Geralmente, as próprias ferramentas de anúncios, campanhas e publicações fornecem esse cálculo automático do CTR. Mas, vale a pena saber como a conta é feita.

Ah, e se quiser deixar o resultado em porcentagem, basta multiplicar por 100.

Só que aí a gente começa a pensar em uma base, um número médio, um dado que vai nos nortear e chegamos a mais uma pergunta: será que existe um CTR ideal?

Qual a taxa de CTR ideal?

A verdade é que não existe um valor médio ideal e perfeito para o CTR porque são muitos segmentos, tipos de campanhas, plataformas e situações envolvidas.

Mas, para não deixar você sem resposta, vou usar uma referência internacional atualizada recentemente, da Word Stream e menciona os “benchmarks do Google Ads”.

Ela diz que um CTR de 3,17% ou mais é um bom começo porque indica que a sua campanha está indo bem. Para redes sociais, porém, a média quase sempre é menor!

Vale a pena fazer um estudo por setor também, sendo que as médias mais altas são:

  • Relacionamentos: 6,05%;
  • Viagens: 4,68%;
  • Direito: 4,41%;
  • Auto: 4,00%; etc.

>> Para lojas virtuais, a média é 2,69%!

Mas, lembre-se que é preciso avaliar cada rede social e campanha, hein. Para se ter ideia, a mesma referência menciona que no LinkedIn a taxa média cai para 0,26%.

7 dicas para aumentar a taxa de cliques

Com isso, a gente chega ao ponto principal: como aumentar a taxa de cliques, o CTR? Afinal, quanto maior o percentual, melhor para a sua loja virtual, né.

Esse indicativo de campanhas exige conhecimento técnico e atenção a praticamente todos os detalhes. Fiz uma curadoria para trazer os principais requisitos, veja.

1 – Público-alvo

Esqueça aquela ideia do outdoor de criar um anúncio para o mundo inteiro – ou o bairro inteiro pelo menos. No digital, você pode e deve focar suas campanhas em um público.

2 – Títulos e descrições

Definitivamente, não dá para abrir mão desse cuidado em qualquer campanha patrocinada na internet. É preciso muita criatividade e técnica para ter um add clicável!

3 – Palavras-chave

Esse é como se fosse o ponto de partida, o impulso, o start! Essas palavras-chave são fundamentais para chegar no público certo, aquele que vai gostar e comprar!

4 – Copywriting

Existem muitas técnicas em vendas e na internet que são “invocadas” nos anúncios. No geral, vale a pena pensar no uso de palavras mais assertivas, as copys.

5 – Visual atrativo

Para aumentar as vendas no e-commerce, a imagem vale ouro – ou algo próximo disso. Então, ter boas fotos, imagens e vídeos é fundamental para chamar a atenção dos usuários.

6 – Call-to-action

O CTA é bem famoso e não por acaso, viu. Ele não apenas chama a atenção do usuário, como também o leva para uma ação, geralmente, um clique.

7 – Testes

Às vezes, até pode ser que você acerte de primeira, mas nem sempre. Então, uma saída para todos os casos é fazer testes para saber quais versões darão melhor resultado.

Vai fazer anúncios para sua loja virtual? Avalie o CTR

Concluindo, o CTR é ideal para anúncios de produtos e serviços que visam à conversão porque vai indicar o número de interessados por meio dos cliques.

Não é o mesmo para campanhas que focam apenas nas visualizações.

Se você vai fazer anúncios e não sabe muito bem como fazer essas análises de CTR, CPC e outros dados, conte com a Etraction, uma agência especializada em e-commerce!

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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