Saber o que é VSL pode ser mais fácil do que você pensa, afinal, é a sigla para Vídeo Sales Letter. Mas, a pergunta de milhões é: como usá-lo para potencializar as vendas?
O principal objetivo deste conteúdo é trazer a melhor resposta para tal dúvida!
Então, nas próximas linhas aprenda a fazer um vídeo de vendas em um passo a passo super intuitivo. Vamos nessa!?
O que é VSL?
Entre as diversas expressões que definem o que é VSL, ou Vídeo Sales Letter, temos: “carta de vendas em vídeo”. Logo, uma estratégia de marketing e vendas!
Na prática, imagine uma história contada em vídeo, na qual desafios, dores e necessidades são expostas e, antes do fim, vem a solução para o problema.
É sobre gerar uma expectativa e atendê-la de forma sutil, leve e engajada. Por isso, o VSL pode ter resultados muito mais surpreendentes do que uma página de vendas comum.
Uma das principais características dessa ferramenta é que permite combinar elementos visuais com narrativos, criando experiências envolventes para os usuários.
Por isso, é uma abordagem bastante assertiva para capturar a atenção das pessoas. E muito dessa vantagem se explica pela estrutura que o vídeo é feito, como está a seguir.
Como fazer um VSL?
Geralmente, um VSL costuma ter: problema, produto ou serviço (solução), benefícios e uma chamada para a ação (CTA). Só que para dar certo, é preciso considerar outros pontos.
Veja!
Conheça seu público
Antes de tudo, o público. Obviamente, como em toda campanha digital, não dá para criar qualquer anúncio sem considerar esse elemento-principal.
É um tipo de cuidado que vai influenciar todo o processo, desde a narração até os elementos usados. Sendo assim, tenha em mãos os dados sobre o seu público-alvo.
Tenha um roteiro
Apenas o vídeo não gera conexão com o público e nem as melhores taxas de conversões. Então, é preciso dar um passo a mais e o roteiro vem ao encontro disso.
Para o especialista Jim Edwards, há uma estrutura ideal para criar vídeo de vendas. Considere esses pontos do briefing:
- Comece com uma afirmação chocante;
- Explique o problema;
- Mostre a pior das hipóteses;
- Leve o problema ao para lado emocional;
- Apresente a sua solução;
- Use da credibilidade;
- Prove o que está dizendo;
- Liste os benefícios;
- Traga a urgência de agir agora;
- Fechamento.
Entre o gancho para atrair os espectadores e o encerramento para fazê-lo tomar uma ação, pense no vídeo de vendas como uma ferramenta poderosa de call to action (CTA).
Produza o vídeo
Com a escolha do estilo e tom que serão usados, comece a sua gravação. Há de se considerar as filmagens em seus mais variados modelos, inclusive, combinando com:
- Animações;
- Slides;
- Inteligência artificial; etc.
A narração é outro dos elementos decisivos no sucesso do VSL. A dica é buscar como resultado uma voz que traga expressão, confiança e entusiasmo.
Então, com esse planejamento, é hora do “luz, câmera e ação”. Escolha um local ideal, separe os materiais necessários e dê o play.
Edite a sua gravação
Após a execução técnica, vem a edição, que pode fazer toda a diferença na hora de angariar os melhores leads a partir do seu vídeo.
Isso envolve também o Inbound Marketing, ou seja, a capacidade de atrair as pessoas a partir de diversas estratégias, como SEO, anúncios, redes sociais, e-mails e outros.
Aplique o VSL
Agora, uma pergunta bastante interessante: onde publicar ou compartilhar o VSL? São várias as hipóteses para essa estratégia ser aplicada, como em:
- Websites e blogs;
- Plataforma de e-commerce;
- Landing Pages;
- E-mails marketing;
- Redes sociais;
- Anúncios pagos;
- Apresentações ou propostas de venda.
Sendo assim, é importante usar um desses caminhos a partir do objetivo do vídeo, já que pode ter um viés mais comercial ou mais informativo, por exemplo.
Faça otimizações
Mais uma boa dica para criar o roteiro e aplicar o VSL com assertividade é dar espaço para os novos aprendizados e as otimizações. É possível melhorar o vídeo em qualquer etapa.
Sabendo disso, sempre faça estudos considerando a audiência e pontuando:
- Envolvimento do público;
- Roteiro (voz, imagens e emoção);
- Clareza na mensagem;
- Conversões de venda;
- Análise de dados (indicadores).
Observe que à medida que o marketing digital evolui com o setor de vendas, aumenta-se a chance de sucesso da empresa, ou seja, de vendas e lucro.
O VSL é um dos melhores exemplos disso porque se tornou uma ferramenta que une ambos os setores em prol de um mesmo objetivo: a sua empresa!
Qual a importância de um VSL?
Agora, você sabe o que é VSL e o passo a passo acima explica como criar um vídeo desse tipo. Então, chegou a hora de descobrir a importância para o setor de vendas!
Aumenta o engajamento
Um dos pontos mais importantes do VSL é que aumenta o engajamento do vendedor, da marca e do negócio na totalidade. Especialmente, quando retém a atenção do público.
O dinamismo de um vídeo tem o poder de fazer com que o espectador se prenda ao conteúdo por mais tempo, algo extremamente crucial atualmente.
Esse engajamento é positivo por vários motivos. Por exemplo, ao possibilitar uma melhor compreensão sobre o serviço ou produto, trazendo a informação de forma didática.
Aumenta a taxa de conversão
Como consequência do tópico anterior, o que temos? O aumento das taxas de conversão, algo super relacionado às vendas. É sobre a capacidade de converter leads em clientes.
Esse percentual pode subir ainda mais quando há alcances que ultrapassam os limites esperados, tornando-se um conteúdo viral na internet.
O hábito de compartilhar vídeos, que faz parte do comportamento do consumidor moderno, pode ser uma vantagem nesse sentido – desde que simpatizem com o contexto.
Fortalece a conexão com o público
Por último, mas também interessante, é que o VSL dá credibilidade e autoridade para a marca, melhorando a conexão com o público por meio de imagens, músicas, voz, etc.
Afinal, permite criar experiências mais emocionais, trazendo uma percepção mais humana e de confiança entre empresa e público.
O que é VSL e muito mais no blog Etraction
Neste conteúdo, você viu o que é VSL, a importância dele e como fazer. Para acessar outros conteúdos informativos relacionados ao marketing digital, acesse o blog Etraction.