O tráfego pago é uma das estratégias mais poderosas no marketing digital porque oferece resultados rápidos, independentemente de quais sejam os objetivos, incluindo, as vendas!
Na verdade, ele auxilia as empresas a atingir públicos específicos, gerar leads qualificados e aumentar as conversões, transformando usuários online em consumidores.
Seja iniciante ou experiente no mundo digital, este guia completo será de grande utilidade porque traz informações relevantes e atualizadas sobre este assunto!
Do conceito às maneiras de usá-lo estrategicamente no seu negócio, se a ideia é marcar presença na internet e vencer a concorrência, este conteúdo é para você!
O que é tráfego pago?
Essa estratégia indica o volume de visitas que uma página, site ou aplicativo recebe por meio de anúncios pagos. Ou, como bem resume o Semrush:
“É o fluxo de usuários que clicou em algum anúncio patrocinado pela sua marca”.
Sendo assim, ao invés de depender apenas de campanhas orgânicas, tais quais SEO ou redes sociais, você investe em ações publicitárias que direcionam os usuários até suas ofertas.
Faça um teste após ler este conteúdo: ao pesquisar “comprar smartphone” no Google, você encontrará links patrocinados no topo da página.
E estar no topo do Google é algo que todo mundo quer, não é? Assim, fica mais fácil entender que as empresas que utilizam dessa técnica estão disputando essa visibilidade.
Resumidamente, a ideia é: pagar para colocar sua marca na frente do público-alvo.
Além desse motivo, por que investir em tráfego?
Se estar nas primeiras posições dos mecanismos de buscas não basta, saiba que há outras vantagens que podem ser lembradas aqui, veja!
- Os anúncios começam a funcionar assim que são aprovados;
- É possível escolher exatamente quem verá suas campanhas;
- Todo monitoramento de resultados é em tempo real;
- Você pode realizar ajustes das suas estratégias com base nos dados.
Sem contar que o tráfego pago pode ser adaptado em diferentes modelos de negócio.
Ou seja, uma empresa local pode usá-lo para atrair clientes de uma cidade específica, enquanto uma loja virtual pode alcançar consumidores no mundo inteiro.
Tráfego pago e tráfego orgânico!?
Uma dúvida comum entre empreendedores digitais e gestores de empresas é a escolha entre pago e orgânico. Mas, a verdade é que ambos têm vantagens e desafios!
Dessa maneira, combinar as estratégias é, muitas vezes, a melhor solução.
O primeiro garante os resultados rápidos, enquanto o outro constrói uma base sólida e sustentável ao longo do tempo. Veja alguns detalhes!
Tráfego orgânico
Refere-se às visitas que chegam naturalmente, sem investimentos diretos em anúncios. Ele depende das estratégias: SEO, palavras-chave e técnicas de ranqueamento no Google.
Se quiser atingir bons resultados aqui, é preciso considerar:
- Conteúdo relevante: blogs, vídeos e postagens que atraiam visitantes.
- Engajamento social: redes sociais para construir uma audiência fiel.
Embora eficiente, o orgânico exige paciência, representando uma opção de longo prazo. Por exemplo, um blog pode levar meses até um bom posicionamento!
Tráfego pago
Já o pago é ideal na busca por rapidez e controle. Ele permite que marcas testem novos produtos ou mercados, ajustem campanhas em tempo real e escalem vendas!
Exemplo prático: imagine uma loja de roupas lançando uma coleção de inverno. Com pago, é possível criar uma campanha que atinja potenciais clientes no mesmo dia.
Quais os tipos de tráfego pago?
Existem várias formas de fazer um anúncio na internet e, com certeza, você já deve ter ouvido falar delas. No entanto, há um ponto decisivo aqui: é preciso considerar seu objetivo!
Afinal, cada opção atende a diferentes metas de marketing. Vamos ver os principais!
Tráfego pago de busca
Esse é o formato mais conhecido, utilizado no Google Ads e Microsoft Ads.
Nele, você cria narrativas que aparecem nos resultados de busca quando usuários pesquisam palavras-chave específicas.
Exemplo: uma loja de moda fitness pode anunciar “roupas esportivas UV”. Já uma loja de eletrônicos pode focar em “comprar notebook profissional”.
Tráfego pago de redes sociais
Anúncios em redes sociais, como Facebook, Instagram, TikTok e Youtube são altamente visuais e interativos.
Por isso, são ideais quando o propósito é engajar usuários com base em interesses e comportamentos.
Atualmente, os formatos mais populares são: stories patrocinados no Instagram, vídeos curtos no TikTok e carrosséis no Facebook.
Tráfego pago de mídia e display
Banners, vídeos ou imagens aparecem em sites parceiros de plataformas, por exemplo, Google Display Network. É uma estratégia eficiente para aumentar a visibilidade da marca.
Tráfego pago de conteúdo patrocinado
O Taboola e Outbrain permitem que você promova conteúdos em portais de notícias, especialmente artigos e vídeos informativos.
Neste caso, temos uma abordagem menos invasiva e atrai usuários interessados no tema.
Qual é a importância do tráfego pago na internet?
Com o aumento da concorrência no ambiente digital, essa especialidade se tornou indispensável em negócios que visam o reconhecimento por parte do público.
Ele permite atingir o público certo, no momento exato, com mensagens personalizadas. Selecionamos alguns fatores que importam muito na atualidade.
Visibilidade imediata
Se você acabou de lançar um produto ou serviço, essa é a maneira mais rápida de colocá-lo em destaque.
Plataformas como Google Ads permitem que você alcance milhões de usuários com apenas alguns cliques.
Exemplo: uma pizzaria local pode usar artes segmentadas e mostrar ofertas de “pizza com 50% de desconto” para pessoas próximas no horário do jantar.
Resultados mensuráveis
Ao contrário dos tradicionais (principalmente, TV e rádio), o anúncio pago oferece métricas detalhadas, de modo que é possível saber:
- Quantas pessoas clicaram no seu add;
- Qual foi o custo por clique (CPC);
- Quantos leads ou vendas foram gerados.
Com essas informações, cria-se a oportunidade de ajustar as campanhas a fim de maximizar o retorno sobre investimento (ROI).
Por exemplo, se uma campanha no Facebook tem alta taxa de cliques, mas baixa conversão, talvez seja necessário revisar a página de destino, concorda?
Flexibilidade e personalização
Com esse investimento, o gestor de tráfego controla várias ações internas, desde aquelas relacionadas às finanças até mesmo pensando no conteúdo, entre eles:
- O orçamento diário ou total do investimento;
- O público-alvo, com base em idade, localização, interesses e comportamentos;
- O formato da produção, entre os quais: texto, imagem ou vídeo.
Parecem informações simples? Mas, saiba que é o primeiro passo a fim de garantir campanhas personalizadas a diferentes objetivos e públicos.
Quais as vantagens para as lojas virtuais?
O e-commerce é um dos setores que mais se beneficiam do tráfego pago. Afinal, 75% dos brasileiros compram pelos celulares e sair na frente da concorrência é um diferencial!
Sendo assim, aqui estão algumas das vantagens específicas aos lojistas virtuais, o que também é super interessante no caso de segmentos variados, como da moda e enxoval:
Maior visibilidade em buscadores
No Google, anúncios de shopping mostram imagens, preços e descrições dos produtos diretamente nos resultados de busca. Isso atrai compradores prontos para fechar negócio.
Recuperação de carrinhos abandonados
Muitas lojas enfrentam o problema do abandono de carrinho. Com estratégias de remarketing de e-commerce, você exibe propagandas direcionadas a esses clientes.
Exemplo: um cliente adiciona um vestido ao carrinho, mas não finaliza a compra. Horas depois, ele vê uma arte no Instagram oferecendo 10% de desconto no mesmo produto.
Segmentação por comportamento de compra
As ferramentas de Ads permitem segmentar usuários com base em hábitos de consumo, interesses e ações anteriores no site. Isso aumenta as chances de conversão.
Promoções e sazonalidades
Durante datas comemorativas e especiais, como Black Friday ou Natal, é essencial no destaque de ofertas e aumento de vendas.
Quais as melhores plataformas para fazer tráfego pago?
Escolher a plataforma certa na hora de criar e aplicar esse investimento é uma das decisões mais importantes no sucesso do investimento.
O motivo é simples: cada uma tem suas particularidades, tipos de público, formatos de anúncio e recursos de segmentação.
Logo, compreender as opções disponíveis ajuda a alinhar os objetivos de marketing da sua empresa com o comportamento de quem receberá o material ou a campanha.
Abaixo, vamos explorar detalhadamente as principais que existem e como utilizá-las para obter os melhores resultados.
Google Ads
É a plataforma mais popular do mundo e oferece diversas opções de aplicações.
Por meio dele, é possível criar campanhas de busca, display, shopping e até no Youtube, já que a plataforma é integrada ao Google.
Veja essas explicações:
Busca paga: ideal na captura da atenção de usuários no momento em que estão procurando por soluções.
Google Display Network: anúncios em formato de banners ou vídeos são exibidos em milhões de sites parceiros, aumentando a visibilidade da marca.
Shopping Ads: focada em e-commerces, mostram diretamente os produtos, preços e descrições nos resultados de busca.
Youtube Ads: também podem ser criados por meio do Google Ads. Eles têm alta capacidade de engajamento, graças aos vídeos.
Uma das maiores vantagens do Google Ads, portanto, é sua abrangência global e a possibilidade de segmentação com base em localização e muito mais.
No entanto, exige atenção constante, pois a concorrência em certas palavras-chave pode aumentar o custo por clique (CPC).
Bing Ads (Microsoft Ads)
Embora menos popular do que o Google Ads, o Bing Ads é uma opção que não deve ser ignorada.
Ele alcança usuários que utilizam o mecanismo de busca Bing, da Microsoft, e costuma ter custos baixos devido à menor concorrência.
Público exclusivo: muitos usuários do Bing são pessoas com alta renda ou empresas que utilizam computadores com Windows configurados para esse buscador.
Vantagens: com CPCs mais acessíveis, pode ser uma excelente escolha para pequenas e médias empresas.
Resumo: aqui temos uma opção recomendada a quem deseja diversificar suas fontes de tráfego pago e aproveitar mercados menos explorados.
Meta Ads (Facebook e Instagram)
A Meta Ads permite criar campanhas de Facebook e Instagram, que juntos têm bilhões de usuários ativos.
É conhecida pela capacidade de segmentação avançada e por ser altamente visual, o que a torna ideal quando o foco está em engajar o público.
Formatos: imagens, carrosséis, vídeos, reels e stories patrocinados. Cada formato pode ser ajustado visando conversões, tráfego ou reconhecimento de marca.
Segmentação: você pode criar anúncios com base em dados demográficos, interesses, comportamentos e até mesmo em listas personalizadas de clientes.
Remarketing eficiente: uma das maiores forças da Meta é a possibilidade de criar campanhas para reengajar pessoas que já visitaram seu site ou interagiram com sua marca.
Empresas B2C, especialmente aquelas que vendem produtos visualmente atraentes, encontram aqui uma excelente solução na busca por campanhas bem-sucedidas.
LinkedIn Ads
O LinkedIn Ads é a melhor escolha de negócios B2B ou empresas que desejam atingir profissionais nichados.
Embora o custo por clique (CPC) seja maior do que na concorrência, tem capacidade de segmentar com base em cargos, indústrias, empresas e níveis de experiência.
Formatos: incluem textos patrocinados, anúncios em carrossel, vídeos e mensagens diretas enviadas às caixas de entrada dos usuários.
Utilização ideal: por exemplo, uma empresa que oferece software de gestão empresarial pode usar o LinkedIn Ads para alcançar diretores e gerentes de grandes corporações.
Visando o melhor retorno do investimento nesta opção, é crucial alinhar a mensagem ao público-alvo, criando ideias formais e específicas.
Youtube Ads
Com bilhões de usuários assistindo a vídeos diariamente, o Youtube é uma das plataformas mais impactantes nas campanhas em vídeo.
Ele oferece diversos formatos e objetivos:
Anúncios in-stream: exibidos antes ou durante vídeos. Podem ser puláveis ou não, dependendo da estratégia.
Anúncios bumper: são vídeos curtos de até 6 segundos, ideais quando o propósito é reforçar mensagens rápidas.
Discovery Ads: aparecem como sugestões nos resultados de busca ou na página inicial.
Essa alternativa é especialmente útil no aumento do reconhecimento da marca e para campanhas que dependem de conteúdo visual e narrativas envolventes.
Taboola
Taboola tem conteúdo patrocinado que conecta sua marca a grandes portais de notícias e entretenimento.
Com ela, é possível promover artigos, vídeos ou outros conteúdos em sites de alto tráfego, atraindo um público qualificado.
Funcionamento: são exibidos em forma de recomendações, como “artigos sugeridos” ou “leia mais”, geralmente no final das páginas de notícias.
Ideal nas campanhas de branding, atração de leads e educação do público por meio de conteúdo relevante.
Essa abordagem é menos invasiva do que os anúncios tradicionais e pode gerar excelentes resultados quando o conteúdo é bem-planejado.
Outbrain
Muito semelhante ao Taboola, o Outbrain é outra plataforma de conteúdo patrocinado. Ele se destaca por sua rede de sites parceiros, que inclui portais de renome global.
Diferenças sutis: embora Taboola e Outbrain compartilhem muitas funcionalidades, algumas empresas preferem uma ou outra com base na interface, ou nos parceiros disponíveis.
Por exemplo, uma empresa de tecnologia pode promover um artigo explicando os benefícios de seus produtos, atraindo consumidores em potencial.
Mas, como escolher a melhor plataforma?
A escolha da plataforma depende dos objetivos da sua campanha e do comportamento do seu público-alvo. Na maior parte das vezes, considere:
- Produtos de consumo imediato, o Meta Ads pode ser a melhor opção;
- Empresas que buscam resultados no mercado B2B, o LinkedIn Ads é mais indicado;
- Campanhas com foco em educação, Taboola e Outbrain podem ser melhores.
No entanto, atente-se: aqui não há uma resposta única, sendo que sempre vale a pena conferir o custo-benefício, a partir das plataformas e do seu negócio!
Então, como ter sucesso com o tráfego pago?
O sucesso dessa estratégia depende de planejamento e execução. E, ainda que não exista uma receita de bolo, alguns passos são obrigatórios, confira!
Defina objetivos claros
Determine se sua meta é aumentar vendas, gerar leads ou fortalecer a marca. Objetivos claros guiam todas as etapas da campanha.
Conheça seu público-alvo
Use ferramentas como Google Analytics e Facebook Insights a fim de entender as necessidades e comportamentos do seu público.
Invista em landing pages otimizadas
Landing pages bem desenhadas aumentam as conversões. Certifique-se de que elas sejam rápidas, responsivas e tenham CTAs claras.
Trabalhe com remarketing
Exiba anúncios aos usuários que já visitaram seu site ou interagiram com sua marca.
Monitore e ajuste suas campanhas
Analise as métricas CTR, CPC e taxa de conversão. Use esses dados de modo a melhorar o desempenho das campanhas.
Tem dúvidas? Fale com quem entende de tráfego pago
Se você quer resultados rápidos e eficazes no tráfego pago, a Etraction pode ajudar. Somos especialistas em criar estratégias personalizadas para alcançar os melhores resultados.
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