Tráfego direto: entenda o que é e como aumentá-lo!

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O tráfego direto é interessante para qualquer empresa.

Isso porque, muitas vezes, pode representar a confiança e a autoridade de um site na vida das pessoas.

Pensando na consciência de marca, essa fonte de tráfego torna-se uma estratégia de marketing e tanto.

Abaixo, entenda o que é trafego direto e compare com as outras fontes.

O que é tráfego direto

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O tráfego direto é aquele que não tem fonte de referência atribuída.

Algo bastante característico e diferenciado quando consideramos que uma das principais características do marketing digital é, exatamente, saber qual caminho o visitante percorreu.

Se por um lado sabemos que esse usuário não veio de e-mail marketing, pesquisas no Google ou anúncios patrocinados; por outro podemos imaginar alguns dos seus trajetos.

Veja a lista de alternativas, que podem indicar o tráfego direto na atualidade.

Tráfego de URL

Acontece quando os visitantes digitam diretamente a URL do site no navegador que está usando.

Apesar de ser uma ação pouco comum, saiba que o histórico de navegação contribui com isso, salvando a URL automaticamente conforme a frequência de acesso.

Tráfego dos favoritos

Complementando o tópico anterior, sobre o histórico de navegação, o Google também válida como tráfego pago o acesso a partir da lista de favoritos.

Se a página foi favoritada e está sendo usada assim, então, representa este tipo de fonte.

Tráfego de documentos offline

As ferramentas online permitem o acesso a documentos offline, ou seja, sem conexão com a internet em tempo real.

Entre os exemplos, os documentos de PDF, Word e Excel. Ao fazer isso, o usuário entra no tráfego direto.

Tráfego de HTTP

Esse é um tópico mais técnico, porém, fácil de entender.

O padrão para sites é o HTTPS. Porém, com o certificado expirado ou quando o acesso é feito a partir de uma página HTTP, o rastreamento não é feito. Logo, usuários não terão seus caminhos identificados.

Tráfego não parametrizado

Aqui está uma possibilidade que tem sido pauta de estudo de muitos desenvolvedores e entusiastas da tecnologia da informação.

Isso acontece quando o usuário entra na página a partir de um link ou aplicativo que não permite o rastreamento.

Tráfego com problema de redirecionamento

Uma ideia parecida com a do tráfego não parametrizado é essa aqui.

Só que neste caso, acontece quando há problemas de redirecionamento, geralmente, com links quebrados.

Então, não é possível rastrear a origem.

Tráfego com atribuição incorreta do navegador

De toda essa lista que fizemos, esse é o caso mais incomum, porém, pode acontecer no seu site e, por isso, vale a pena conhecê-lo.

Torna-se tráfego direto quando o navegador não consegue identificar a origem do usuário.

Os tipos de tráfegos de visitantes

Se ficou alguma dúvida sobre o que é o tráfego direto, vamos definir as outras opções de uma maneira simples.

Será possível notar que estamos diante de informações valiosas para o seu negócio, que permitem a criação de estratégias mais eficientes.

  • Tráfego orgânico: as visitas acontecem por meio das páginas de busca
  • Tráfego pago: as visitas surgem via anúncios patrocinados
  • Tráfego de referência: visitantes indicados com links clicáveis
  • Tráfego social: visitas são oriundas de links compartilhados das redes sociais
  • Tráfego de e-mail marketing: visitas surgem por meio dos e-mails
  • Tráfego direto: visitas acontecem sem intermediários

Aliás, essa é uma das principais vantagens do marketing na internet: permitir a análise de dados individuais.

O que permite trabalhar com várias fontes de tráfego ou focar em uma. E não há resposta única: a saída é descobrir o melhor para o seu negócio.

Como fazer a análise do tráfego direto

Nas plataformas de pesquisas e análises, como o Google Analytics, é possível descobrir a quantidade de usuários que chegaram por esses caminhos não identificáveis.

Se você quer fazer isso agora mesmo, veja esse passo a passo.

  • Abra a conta do Google Analytics
  • Vá à opção de relatórios de aquisição
  • Clique em “visão geral”
  • Role até a seção de “canais”
  • Procure por “tráfego direto”
  • Aparecerá um gráfico de tempo
  • Para saber mais, clique em “fontes de tráfego direto”

Como veremos a seguir, analisar o tráfego direto também faz parte de um estudo para planejar as melhores campanhas de marketing.

Afinal, se sua página está recebendo visitantes, vale a pena comparar com outras fontes e canais.

A importância do tráfego direto

Existe um ponto muito importante para entender o tráfego direto e considerar no seu e-commerce ou site.

Ainda que seja uma fonte valiosa de informações sobre visitantes, a falta de rastreabilidade prejudica a avaliação e criação de estratégias digitais.

Mas, por outro lado, prova que há pessoas digitando sua URL ou favoritando a sua página.

Dessa forma, esses visitantes possuem afinidade com a sua marca e, de um modo ou de outro, podem engajar o seu conteúdo de blog ou site.

Ao mesmo tempo, a análise de tráfego direto se torna indicador de campanhas fora da internet, no mundo offline, como em revistas e outdoors.

A pessoa pode ter visto sua campanha nesses locais e digitado o URL no celular, por exemplo.

Saiba como aumentar o tráfego direto

Ainda que seja mais recomendado identificar a origem dos acessos de um site, o aumento do tráfego direto pode dizer muito sobre campanhas offline.

Assim como permite uma comparação com outras fontes. Então, veja maneiras de potencializar esses acessos.

SEO

O SEO é assunto relacionado ao mecanismo de busca do Google.

Um bom site tem uma boa experiência do usuário e, logo, impacta os visitantes positivamente.

Ao otimizar o SEO, com a construção de conteúdos de qualidade, o site se torna referência no setor.

Conteúdo

A produção de conteúdo colabora com o SEO, mas principalmente com o interesse dos usuários.

Um site que cria materiais de qualidade com constância e regularidade, tem mais chances de estar na lista de favoritos das pessoas, não acha?

Redes sociais

As redes sociais ajudam o tráfego direito porque os aplicativos nem sempre permitem o rastreamento.

Se for fazer isto, lembre-se de sempre mencionar a URL para que todos “gravem” esse endereço e digitem, diretamente, em seus navegadores.

Notícias

Um portal de notícias, ainda que em formato de blog, é uma ótima referência para tráfego direto porque demanda atualizações constantes.

Logo, usuários antenados acessam com frequência, o que pode vir da URL ou dos favoritos, por exemplo.

Favoritos

Ao criar os conteúdos, vale pensar em estratégias de incentivos à favoritação.

Afinal, isso fortalece a conexão com os visitantes e geram resultados para o tráfego direto.

E, além disso, facilita a vida das pessoas, que só precisam acessar um único ícone.

O tráfego direto também pode gerar vendas

Ao aumentar o tráfego direto, ainda que seja um processo que aconteça lentamente, as empresas podem melhorar a conscientização da marca.

Assim como fidelizar usuários e, consequentemente, aumentar as conversões, engajamento e vendas.

No blog Etraction, você encontra outros conteúdos sobre tráfego como esse, acesse!

 

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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