11 estratégias de vendas para turbinar seu e-commerce

estratégias de vendas
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O mercado de e-commerce no Brasil continua em crescimento acelerado. Ou seja, repleto de oportunidades de crescimento para as empresas.

E usar as estratégias de vendas é uma ótima forma de aumentar o faturamento

Seja pensando na melhor experiência do usuário ou qualquer outra maximização de resultado, essas práticas podem transformar seu negócio digital.

Mas, por que vender na internet?

peças de madeira com desenho de carrinho de supermercado

A internet oferece um grande alcance de público, permitindo que empresas de todos os portes cheguem a clientes em qualquer lugar do mundo. 

Além disso, o custo de manutenção de um e-commerce é baixo. 

Tanto é verdade que estar online não é apenas um diferencial; mas uma necessidade. Especialmente, se você quer aumentar sua fatia de mercado. 

Uma pesquisa do G1 mostrou que 61% dos brasileiros compram mais pela internet do que lojas físicas.

E a Forbes completa essa vantagem, dizendo que “62% dos consumidores fazem até 5 compras online por mês”.

Outra pesquisa foi publicada no Ecommerce Brasil e garante que o Brasil é o 1º país no ranking mundial de crescimento nas compras online.

Bom, se as pessoas estão na internet, e fazendo compras ali, então, é onde sua loja deveria estar, não acha?

No entanto, o sucesso depende de estratégias. Por isso, essa leitura faz tanto sentido!

As principais estratégias de vendas para e-commerces

acompanhamento de resultados das estratégias de vendas

Confira esse guia prático de estratégias para maximizar o sucesso do seu e-commerce.

1 – Conheça o público-alvo

Na busca pelo aumento de vendas, é fundamental entender quem são os seus consumidores. 

Dedique um tempo a esse estudo e defina o seu público-alvo, isto é, mapear o perfil dos seus clientes.

Ou seja, investigue os dados e os problemas que sua empresa pode solucionar. 

Nesse momento, ferramentas de análise (Google Analytics) e pesquisas de satisfação podem ajudar a obter insights valiosos.

Quanto mais você souber sobre o seu público, melhores serão suas campanhas de marketing. Consequentemente, maior a chance de conversão.

2 – Trace um objetivo

Se você já estudou um pouco de marketing, sabe que ter metas claras é super viável no seu e-commerce. Não é?

De fato, criar objetivos facilita todo o processo, seja qual for:

  • Aumento de tráfego no site,
  • Crescimento das vendas ou
  • Melhora no atendimento ao cliente. 

Além disso, determine indicadores-chave de desempenho (KPIs) que irão medir o sucesso dessas ações.

3 – Escolha uma boa plataforma

A plataforma de e-commerce é a base do seu negócio digital. 

Então, como escolher? Opte por uma solução que seja intuitiva, segura e escalável.

Essas características vão permitir que seu site acompanhe o crescimento do seu negócio. 

Também é importante analisar recursos para gerenciar produtos, pagamentos e integrações com outros canais.

4 – Acompanhe o mercado

A principal importância de manter-se atualizado sobre as tendências do setor é estar à frente da concorrência.

Mas, não somente isso. Também tem a ver com usar tecnologias e automações, de maneira a otimizar esforço, tempo e recursos.

Portanto, pesquise regularmente sobre tudo, incluindo, as mudanças no comportamento do consumidor.

Uma sugestão é favoritar o blog Etraction aí no seu computador ou celular. Todas as semanas divulgamos um conteúdo exclusivo.

5 – Esteja nas redes sociais

As redes sociais são ótimos canais de divulgação de produtos que engajam o público-alvo. 

Criar conteúdo relevante e interagir com os seguidores ajuda a fortalecer a marca e aumentar o alcance. 

Utilize:

Mas, como usar? São várias formas, por exemplo, ao compartilhar novidades, lançamentos de produtos e promoções exclusivas.

6 – Invista em SEO

Conhece a estratégia de Search Engine Optimization ou, simplesmente, SEO?

É a prática de otimizar seu site para que ele apareça nas primeiras posições dos motores de busca. 

Um bom trabalho garante que seu e-commerce tenha uma maior visibilidade, atraindo clientes que estão procurando exatamente pelo que você oferece.

Desde palavras-chave bem escolhidas até uma navegação amigável, é uma das estratégias mais eficientes para atrair tráfego orgânico de qualidade. 

7 – Faça marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma técnica que educa e engaja as pessoas na internet, ajudando a criar confiança e credibilidade com a marca. 

Quer exemplos?

  • Blogs,
  • Vídeos, 
  • Guias e 
  • E-books.

Entre as principais vantagens, está o aumento nas chances de conversão, pois consumidores que confiam na marca tendem a comprar com mais facilidade. 

8 – Tenha anúncios pagos online

Os anúncios pagos (Ads) são uma forma rápida de atrair tráfego qualificado.

Enquanto o SEO é focado no longo prazo, os Ads geram resultados em pouco tempo. 

Nessa aplicação, é interessante usar ferramentas como Google Ads, Instagram Ads, Taboola Ads e outros.

Elas permitem segmentar públicos específicos e medir o desempenho das campanhas.

Essa estratégia é ideal pensando em novos produtos ou promoções.

9 – Venda em marketplaces

Os marketplaces são canais poderosos porque aumentam a exposição dos seus produtos. 

Entre os principais estão: Amazon, Mercado Livre e Magalu.

Eles têm uma base de clientes consolidada e são uma ótima forma de expandir as vendas. 

Integrar seu negócio a esses canais pode ser uma solução eficaz no alcance maior de consumidores sem depender exclusivamente do seu site.

10 – Use o e-mail marketing

O e-mail marketing continua sendo uma ferramenta eficaz para nutrir o relacionamento com os clientes e gerar conversões. 

Como fazer? Crie conteúdos personalizados em cada etapa do funil de marketing.

Uma dica super interessante é sobre automatizar! Isso permite que você acompanhe os resultados e ajuste as ações pensando em um melhor desempenho.

11 – Analise suas métricas

Por fim, monitorar as métricas também é uma estratégia eficiente porque te ajuda a entender o que está funcionando e o que não está!

Utilize KPIs que validam as informações:

  • Taxa de conversão, 
  • Custo de aquisição de clientes (CAC), 
  • Valor do ticket médio e 
  • Taxa de rejeição.

Esses indicadores possibilitam uma visão clara do desempenho do seu negócio.

Conte com a Etraction e decole seu e-commerce!

Se tiver dúvida sobre qualquer uma dessas estratégias de vendas na internet, fale com nossos especialistas!

Aqui na Etraction oferecemos serviços completos, desde implementação e otimização de plataformas até SEO, redes sociais e muito mais.

São detalhes que importam muito porque garantem que seu negócio digital tenha a infraestrutura necessária para operar com eficiência.

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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