8 estratégias de marketing digital para investir agora mesmo.

Estratégias de marketing digital
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As estratégias de marketing digital têm o propósito de fazer com que as empresas sejam encontradas na internet.

Assim como servem para que se comuniquem de forma personalizada com o público-alvo. Portanto, são ótimas para aumentar as vendas.

E não é preciso muita teoria para explicar isso: todas as pessoas usam os meios online para fazer pesquisas de produtos e soluções.

O problema é que a concorrência é grande e, apenas quem tem materiais e anúncios certeiros, consegue a atenção dos usuários.

A ideia deste blog não é mencionar qual é a melhor das alternativas.

Mas, trazer aquelas que não podem ficar de fora do seu leque de investimento porque possibilitam ótimos resultados: do aumento dos visitantes no site à maximização dos lucros.

Estratégias de marketing digital

A importância do marketing digital

Todas as empresas querem vender mais. Para isso, somente estar na internet não basta.

É preciso aplicar estratégias de marketing digital, sendo que as melhores podem variar de negócio para negócio.

Dessa forma, a importância dessas campanhas e ações se dão por:

  • Melhor relacionamento com o público,
  • Melhor tomada de decisão,
  • Melhor construção da marca,
  • Aumento de autoridade e visibilidade, e
  • Aumento do número das vendas.

E para se chegar nesses objetivos, a dica é conhecer e entender as principais que existem.

Assim, consequentemente, fazer a aplicação correta delas, de modo a construir um portfólio de benefícios advindos do meio online e suas ferramentas.

Por exemplo, para melhor relacionamento com as pessoas que já conhecem a sua marca, o marketing de conteúdo se faz indispensável.

Para atrair novos usuários ou educá-los, o inbound. Já para ser visto, SEO e redes sociais. E existem outras estratégias, conheça-as!

 

Estratégias de marketing digital que valem o investimento

Como gerar resultados que impactam no faturamento do negócio e se diferenciar da concorrência?

As estratégias de marketing digital apresentam as melhores respostas. Neste tópico, descubra algumas delas e comece a investir agora mesmo porque valem a pena!

1 – Marketing de conteúdo

Essa estratégia se relaciona com a produção de conteúdo direcionado para o público-alvo ou ICP (Perfil de Cliente Ideal).

Tem muito a ver com o funil de vendas, sendo que facilita o processo comercial, gerando leads por meio de vídeos, textos e outros tipos de criações.

Ao criar materiais atrativos e de qualidade, as empresas auxiliam seus futuros clientes na resolução de problemas e dúvidas.

Ao mesmo tempo, desperta o interesse pela marca, gerando autoridade no mercado. É um marketing que conecta empresas e pessoas.

2 – Inbound marketing

O marketing de atração (inbound marketing) é uma modalidade que permite diversas ações personalizadas na internet.

O principal objetivo é o de auxiliar os consumidores a encontrarem uma determinada marca, podendo ou não seguir uma jornada de vendas.

Também com foco na criação de conteúdo, combina práticas que interagem diretamente com o público.

Especialmente, quando assertiva na linguagem e tom de voz. As campanhas acontecem com e-mails marketing, redes sociais, SEO para blog e assim por diante.

3 – SEO

Search Engine Optimization (SEO) está relacionado com os mecanismos de buscas, tal qual o Google.

A ideia é posicionar-se nas primeiras páginas desses buscadores. O que, consequentemente, indica um aumento no número de visitas e, possivelmente, conversões.

O SEO é um conjunto de melhorias que permitem alavancar esse posicionamento orgânico.

Tanto as criações iniciais quanto as otimizações melhoram a usabilidade do site, assim como a relevância do conteúdo, tornando-se ferramenta indiscutível para vendas.

4 – Redes sociais

Nenhum negócio deve fugir das redes sociais. É obrigatório para quem quer vender online e se posicionar na internet.

Atualmente, servem para serem encontradas mais rapidamente, assim como para transmitirem suas mensagens e realizar vendas.

Um ponto interessante é que não é preciso investir de forma igual em todas as opções de redes sociais.

Ao contrário, recomenda-se a criação de materiais diferenciados para cada uma e com publicações constantes nas mais interessantes para o negócio.

5 – Remarketing

O remarketing, ou retargeting, atua na conquista do usuário considerando algum motivo que tenha feito com que ele não concluísse a compra.

E isso faz muito sentido se pensarmos que há várias razões para que isso não tenha acontecido.

Entre as práticas para aumentar essa reconquista de cliente, está a segmentação da audiência, os anúncios personalizados e as ofertas exclusivas.

As campanhas podem acontecer a partir de vários caminhos, como e-mails marketing e redes sociais.

6 – Mídia paga

O marketing pago (Ads) é outra das possibilidades.

A ideia é simples: investir para que o público possa encontrar a sua empresa, seja por meio de anúncios focados em produtos ou materiais de interesse.

Apesar de ser uma opção com um custo inicial, pode gerar um retorno mais rápido, o que significa um ótimo custo-benefício no fim das contas.

Para o melhor resultado, é preciso criar campanhas muito bem-segmentadas, que atinjam as pessoas certas.

7 – Páginas de conversão

Uma Landing Page (LP) é uma página de conversão que tem o intuito de converter um usuário.

Essa ação não precisa ser, necessariamente, para uma venda – ainda que seja totalmente possível. A ideia é levar o público para um lugar e a LP é o caminho para isso.

Para conseguir concretizar o objetivo, o mais comum é que as empresas ofereçam algo em troca, o que é chamado de isca digital.

Por exemplo, em troca de ebooks, vídeos, aulas e outros conteúdos de interesse, recebem os dados para contato, como e-mail e telefone.

8 – Marketing de afiliados

O marketing de afiliados funciona muito bem para vender online, especialmente, no caso de quem tem uma loja virtual.

É uma das estratégias mais interessantes para divulgar produtos ou serviços a partir de indicações.

A explicação é simples: ao usar outras fontes para influenciar outras pessoas, as empresas conseguem uma forma autêntica de divulgação.

Na troca, oferecem um percentual sobre a venda fechada, podendo variar conforme o produto, o interesse e as regras do negócio.

Para validar estratégias de marketing digital, os dados!

Outro dos principais benefícios de criar estratégias de marketing digital: a chance de validar as campanhas.

Isso é possível por meio das automações e ferramentas que permitem validar muitos dados em pouco tempo, gerando insights valiosos para o negócio.

Isso quer dizer que os comportamentos online podem se transformar em números.

Logo, a definição da melhor campanha, assim como da otimização dela, parte dessas análises. Consequentemente, com a melhor experiência do usuário, aumentam-se as vendas.

Agora que você conhece algumas das estratégias, que tal começa a investir de modo mais certeiro e com a validação das métricas?

Entre em contato com a nossa agência e faça o seu e-commerce decolar de verdade.

 

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Miguel Gustavo

Analista de SEO na Etraction - Marketing de Performance para E-commerce

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