O uso de ferramentas de pesquisa de palavras-chave é fundamental em qualquer negócio online porque permite entender o mercado consumidor e conectar-se com a sua marca.
Nesta leitura, confira um pouco do conceito e veja quais as principais soluções que existem visando esse tipo de análise.
O que são palavras-chave?
Palavras-chave é uma expressão muito comum no marketing, de modo que representa uma referência sobre algum tipo de conteúdo, entre os quais:
- Textos e artigos de blogs;
- Landing page e CTA de vendas;
- Sites, páginas e categorias de produtos;
- Copy de campanhas de anúncios pagos, etc.
Elas podem ser categorizadas, nichadas, especificadas e analisadas de várias formas. Mas, quase sempre está relacionada aos mecanismos de buscas, como é o Google.
Imagine que você tenha uma loja virtual de roupas. Neste caso, “roupas” pode ser a sua palavra-chave. Da mesma forma, temos “roupas femininas”, “blusas”, “moda”, etc.
Ou seja, é um assunto que está ligado ao seu negócio. Até o nome da sua marca pode ser uma palavra-chave, ok?
Para que serve a palavra-chave?
Trabalhar com as palavras-chave traz muitas vantagens, especialmente, no marketing.
- SEO: aumenta-se a chance de aparecer no Google e atrair leads;
- Organização: melhora a organização das informações na internet;
- Análise: possibilita avaliar o público-alvo, melhorando a experiência dele.
Por isso, é tão importante escolher as expressões corretas e mais condizentes com o seu negócio e o mercado. O que pode acontecer pela relevância, volume e concorrência.
As ferramentas para pesquisar palavras-chave
Após essa contextualização, fica mais fácil entender o que são as ferramentas de palavras-chave, isto é, plataformas que auxiliam nesse estudo.
E o mais legal é que elas podem ser usadas conforme as necessidades e os interesses da sua empresa, seja para blogs, páginas de vendas, landing pages, Ads ou redes sociais.
1 – SEMRush
Seria um erro não começar pelo SEMRush, que é quase sempre a primeira opção quando as pessoas perguntam: onde pesquisar palavras-chave?
Entre os motivos que o coloca nessa posição está o fato de ser intuitivo, ou seja, muito fácil de usar. Inclusive, é uma porta de entrada para criar conteúdos estratégicos na internet.
No SEMRush é possível encontrar as palavras, ver relatórios completos e até mesmo analisar os seus investimentos em Ads, comparando-os com os resultados orgânicos.
2 – Google Trends
Com a força do Google, o Trends se apresenta como ferramenta obrigatória a todos os profissionais de SEO do país – mesmo que não tenha relatórios tão completos.
É super fácil de ser usado, bastando acessar a página principal e escrever lá o seu termo de interesse.
O Google Trends mostra um mapa de resultados com uma visão atualizada, já que usa informações em tempo real. O lado ruim é que traz dados relativos e não absolutos.
3 – Google Keyword Planner
Deixamos o Keyword Planner aqui para ficar perto do seu “irmão”, já que eles têm o mesmo pai, o Google. No entanto, essa ferramenta perdeu um pouco da sua fama.
Por um tempo, foi considerada a melhor opção de pesquisa de palavras-chave e aumentar o tráfego de blogs, sites, e-commerces, etc.
O que aconteceu? Agora, só oferece intervalos relativos de buscas, sendo uma boa ideia apenas em termos de alta competição. Ou seja, principalmente, as campanhas de Ads.
4 – Answer The Public
Essa plataforma traz um slogan que diz tudo sobre como ele funciona: “encontre o que as pessoas estão buscando”.
O Answer the Public é bem interessante para fazer comparações entre termos opostos, relacionados, sobreposições e outras variações de uma mesma frase-chave.
Ele tem muitas informações e campos, o que pode causar estranhezas no começo. Mas, a análise histórica e a auditoria de sites torna essa ferramenta gratuita incrível.
5 – Ahrefs
Internacionalmente, essa ferramenta de SEO é super conhecida. No Brasil, tem ganhado o interesse dos profissionais do marketing aos poucos. E você tem que conhecer o Ahrefs.
Uma opção desde 2011 tem um diferencial, quase que exclusivo, na criação de estratégias relacionadas aos backlinks.
Outra característica positiva é a base de dados, bastante robusta e os relatórios, super detalhados. Porém, tem um preço pouco acessível e é pouco didático.
6 – Keyword Tool
O Keyword Tool é bem legal por oferecer os termos relacionados à palavra-chave. Então, é uma ferramenta obrigatória para redatores e criadores de conteúdo.
Resumidamente, traz o termo de busca e os seus pares, isto é, as referências semânticas. Logo, é uma ideia fundamental no estudo dos melhores Topic Cluster.
7 – Ubersuggest
Outro queridinho de quem cria conteúdo na internet é o Ubersuggest, viu. Ele tem assinatura do Neil Patel, uma referência no assunto.
Hoje, é bastante usado por agências e empresas que criam planos focados em nichos e querem melhorar suas posições no Google e outros mecanismos de buscas.
Um ponto legal vem do Keyword Difficulty, ou seja, que permite observar o nível de dificuldade daquela palavra-chave. Ótimo em Topic Cluster, também!
Outras ferramentas
Essa é uma lista com as 7 principais ferramentas de palavras-chave, isto é, aquelas mais conhecidas e usadas pelos profissionais do marketing. Porém, existem outras.
- Moz Keyword Explorer: traz muitos dados de vendas da concorrência;
- Also Asked: ajuda nas técnicas on-page e off-page;
- SERProbot: é mais conhecida em outros países e projetos menores;
- QuestionDB: essa é uma excelente opção visando as FAQs;
- WordStream: excelente para quem pensa em trabalhar com long tails;
- Keyword Eye: apesar de pago, é bem completo e fácil de usar;
- SpyFu: gera palavras-chave com base na chance de lucratividade.
É importante notar que cada uma delas tem as próprias características, considerando vantagens e desvantagens. Por isso, vale a pena testá-las.
A melhor resposta será a que melhor dizer respeito aos seus objetivos, sejam relacionados aos mecanismos de buscas, anúncios pagos, redes sociais ou outros temas.
>> Leia também: estratégias de otimização de SEO para páginas de produtos e conteúdo
Fale com quem entende das palavras-chave!
Durante essa leitura, você viu que são muitas plataformas de palavras-chave, que permitem pesquisas, referências, estudos, descobertas e insights estratégicos para o seu negócio.
Entretanto, é impossível acessar todas ao mesmo tempo. A recomendação é optar por aquelas que mais fazem sentido à sua empresa e usá-las de maneira inteligente.
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