As estratégias de marketing digital têm o propósito de fazer com que as empresas sejam encontradas na internet.
Assim como servem para que se comuniquem de forma personalizada com o público-alvo. Portanto, são ótimas para aumentar as vendas.
E não é preciso muita teoria para explicar isso: todas as pessoas usam os meios online para fazer pesquisas de produtos e soluções.
O problema é que a concorrência é grande e, apenas quem tem materiais e anúncios certeiros, consegue a atenção dos usuários.
A ideia deste blog não é mencionar qual é a melhor das alternativas.
Mas, trazer aquelas que não podem ficar de fora do seu leque de investimento porque possibilitam ótimos resultados: do aumento dos visitantes no site à maximização dos lucros.
A importância do marketing digital
Todas as empresas querem vender mais. Para isso, somente estar na internet não basta.
É preciso aplicar estratégias de marketing digital, sendo que as melhores podem variar de negócio para negócio.
Dessa forma, a importância dessas campanhas e ações se dão por:
- Melhor relacionamento com o público,
- Melhor tomada de decisão,
- Melhor construção da marca,
- Aumento de autoridade e visibilidade, e
- Aumento do número das vendas.
E para se chegar nesses objetivos, a dica é conhecer e entender as principais que existem.
Assim, consequentemente, fazer a aplicação correta delas, de modo a construir um portfólio de benefícios advindos do meio online e suas ferramentas.
Por exemplo, para melhor relacionamento com as pessoas que já conhecem a sua marca, o marketing de conteúdo se faz indispensável.
Para atrair novos usuários ou educá-los, o inbound. Já para ser visto, SEO e redes sociais. E existem outras estratégias, conheça-as!
Estratégias de marketing digital que valem o investimento
Como gerar resultados que impactam no faturamento do negócio e se diferenciar da concorrência?
As estratégias de marketing digital apresentam as melhores respostas. Neste tópico, descubra algumas delas e comece a investir agora mesmo porque valem a pena!
1 – Marketing de conteúdo
Essa estratégia se relaciona com a produção de conteúdo direcionado para o público-alvo ou ICP (Perfil de Cliente Ideal).
Tem muito a ver com o funil de vendas, sendo que facilita o processo comercial, gerando leads por meio de vídeos, textos e outros tipos de criações.
Ao criar materiais atrativos e de qualidade, as empresas auxiliam seus futuros clientes na resolução de problemas e dúvidas.
Ao mesmo tempo, desperta o interesse pela marca, gerando autoridade no mercado. É um marketing que conecta empresas e pessoas.
2 – Inbound marketing
O marketing de atração (inbound marketing) é uma modalidade que permite diversas ações personalizadas na internet.
O principal objetivo é o de auxiliar os consumidores a encontrarem uma determinada marca, podendo ou não seguir uma jornada de vendas.
Também com foco na criação de conteúdo, combina práticas que interagem diretamente com o público.
Especialmente, quando assertiva na linguagem e tom de voz. As campanhas acontecem com e-mails marketing, redes sociais, SEO para blog e assim por diante.
3 – SEO
Search Engine Optimization (SEO) está relacionado com os mecanismos de buscas, tal qual o Google.
A ideia é posicionar-se nas primeiras páginas desses buscadores. O que, consequentemente, indica um aumento no número de visitas e, possivelmente, conversões.
O SEO é um conjunto de melhorias que permitem alavancar esse posicionamento orgânico.
Tanto as criações iniciais quanto as otimizações melhoram a usabilidade do site, assim como a relevância do conteúdo, tornando-se ferramenta indiscutível para vendas.
4 – Redes sociais
Nenhum negócio deve fugir das redes sociais. É obrigatório para quem quer vender online e se posicionar na internet.
Atualmente, servem para serem encontradas mais rapidamente, assim como para transmitirem suas mensagens e realizar vendas.
Um ponto interessante é que não é preciso investir de forma igual em todas as opções de redes sociais.
Ao contrário, recomenda-se a criação de materiais diferenciados para cada uma e com publicações constantes nas mais interessantes para o negócio.
5 – Remarketing
O remarketing, ou retargeting, atua na conquista do usuário considerando algum motivo que tenha feito com que ele não concluísse a compra.
E isso faz muito sentido se pensarmos que há várias razões para que isso não tenha acontecido.
Entre as práticas para aumentar essa reconquista de cliente, está a segmentação da audiência, os anúncios personalizados e as ofertas exclusivas.
As campanhas podem acontecer a partir de vários caminhos, como e-mails marketing e redes sociais.
6 – Mídia paga
O marketing pago (Ads) é outra das possibilidades.
A ideia é simples: investir para que o público possa encontrar a sua empresa, seja por meio de anúncios focados em produtos ou materiais de interesse.
Apesar de ser uma opção com um custo inicial, pode gerar um retorno mais rápido, o que significa um ótimo custo-benefício no fim das contas.
Para o melhor resultado, é preciso criar campanhas muito bem-segmentadas, que atinjam as pessoas certas.
7 – Páginas de conversão
Uma Landing Page (LP) é uma página de conversão que tem o intuito de converter um usuário.
Essa ação não precisa ser, necessariamente, para uma venda – ainda que seja totalmente possível. A ideia é levar o público para um lugar e a LP é o caminho para isso.
Para conseguir concretizar o objetivo, o mais comum é que as empresas ofereçam algo em troca, o que é chamado de isca digital.
Por exemplo, em troca de ebooks, vídeos, aulas e outros conteúdos de interesse, recebem os dados para contato, como e-mail e telefone.
8 – Marketing de afiliados
O marketing de afiliados funciona muito bem para vender online, especialmente, no caso de quem tem uma loja virtual.
É uma das estratégias mais interessantes para divulgar produtos ou serviços a partir de indicações.
A explicação é simples: ao usar outras fontes para influenciar outras pessoas, as empresas conseguem uma forma autêntica de divulgação.
Na troca, oferecem um percentual sobre a venda fechada, podendo variar conforme o produto, o interesse e as regras do negócio.
Para validar estratégias de marketing digital, os dados!
Outro dos principais benefícios de criar estratégias de marketing digital: a chance de validar as campanhas.
Isso é possível por meio das automações e ferramentas que permitem validar muitos dados em pouco tempo, gerando insights valiosos para o negócio.
Isso quer dizer que os comportamentos online podem se transformar em números.
Logo, a definição da melhor campanha, assim como da otimização dela, parte dessas análises. Consequentemente, com a melhor experiência do usuário, aumentam-se as vendas.
Agora que você conhece algumas das estratégias, que tal começa a investir de modo mais certeiro e com a validação das métricas?
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